Meio Ambiente e Agricultura - Quinta-feira, 04 de Abril de 2019

Tenente Portela realiza coleta de lixo eletroeletrônico

Está ocorrendo nesta quinta-feira, 04, mais uma etapa de coleta de lixo eletroeletrônico no município de Tenente Portela, em uma parceria com a empresa Natusomos. A primeira coleta deste ano ocorre na Praça do Imigrante e vai até às 16 horas.

Estão sendo coletados os mais diversos tipos de lixo eletroeletrônico, tais como: aparelhos de som, de ar condicionado, cabos e fios, computadores e demais equipamentos de informática, telefones, televisores, forno elétrico e de micro-ondas, liquidificador, batedeira, máquinas de escrever, de lavar e fotográficas, geladeiras, freezers, carregados em geral, dentre outros. Também serão coletados alguns tipos de vidros, sob consulta.

A empresa também coleta lâmpadas, tonners de impressoras e de xerox, pilhas e baterias, porém, para estes produtos será cobrado R$ 1,00 por lâmpada, R$ 3,00 por tonner e R$ 17,00 por quilo de pinha ou bateria.

Conforme Renato Bettio dos Santos e Eduardo Patatt, do Departamento de Meio Ambiente do município, é importante lembrar que este tipo de lixo não deve ser descartado como lixo doméstico ou seco, ou seja, a coleta diária não faz o recolhimento destes lixos, e tão pouco devem ser descartados em vias públicas, terrenos baldios ou margens de rios. O lixo eletroeletrônico possui diversos tipos de produtos em suas composições que são prejudiciais ao meio ambiente, ao deixar de serem utilizados nas residências, este lixo deve ser guardado em local adequado e ser descartado em campanhas que são realizadas duas vezes ao ano no município.

As pessoas que não puderem levar o seu lixo até o local da coleta podem ligar nos seguintes números de telefone: 3551-1370 ou 3551-2552 e solicitar o recolhimento, que a Prefeitura enviará um veículo até o local.

Tenente Portela realiza coleta de lixo eletroeletrônico