Meio Ambiente e Agricultura - Sexta-feira, 17 de Maio de 2019

Município alerta sobre a poda drástica

Com a chegada do inverno, aumentam os casos de podas drásticas em árvores no perímetro urbano dos municípios.

Na poda drástica, as árvores são "decapitadas" com a remoção parcial ou total da copa, eliminando a gema apical.

Por isso, a Secretaria de Desenvolvimento Rural de Tenente Portela, através do Departamento de Meio Ambiente, informa que a poda urbana é permitida, desde que realizada de maneira correta, com a devida autorização e orientação técnica.

Algumas podas são até sugeridas em determinados casos, como as podas de manutenção, de limpeza, de obstrução das redes de energia elétrica ou podas de condução. Mas essas podas devem apresentar alvará emitido no departamento do meio ambiente e serem realizadas sem comprometer a estrutura da copa e o desenvolvimento da planta.

Conforme Daniele Kunde, Engenheira Ambiental e Sanitarista, que é Coordenadora de Licenciamento e Fiscalização do Município, não é proibido podar as árvores na frente das casas e estabelecimentos, porém, é necessária orientação técnica, “as pessoas interessadas em realizar as podas devem procurar o Departamento do Meio Ambiente, estamos à disposição para orientar a todos. Ressaltamos que não façam nenhuma poda sem a devida orientação técnica, pois a poda drástica é considerada crime ambiental”, destacou a coordenadora.