Educação - Terça-feira, 06 de Agosto de 2019

Cavalgada abriu oficialmente as festividades do aniversário de Tenente Portela

Na manhã da segunda-feira, 05, cavalarianos chegaram até a praça central de Tenente Portela, que leva o mesmo nome da cidade, trazendo a chama simbólica que foi acesa no sábado, 03, junto ao túmulo do patrono do município, o Tenente Mário Portela Fagundes, que fica às margens do Rio Pardo, no município de Pinheirinho do Vale. Eles percorreram ainda os municípios de Barra do Guarita e Vista Gaúcha.

A cerimônia de recepção da cavalgada foi realizada em frente os monumentos em homenagem ao patrono da cidade, e contou com a presença do Prefeito Clairton Carboni, do Vice-prefeito Valdir Machado Soares, Secretários Municipais, Vereadores, representantes de entidades e diversos segmentos da sociedade, ainda do Coordenador da 20ª Região Tradicionalista, Army João Voos Jr, do presidente da Ordem dos Cavaleiros do Estado (ORCAV), Verceli de Oliveira, patronagem e integrantes dos CTGs de Tenente Portela e da região, alunos e professores de diversas escolas do município, e comunidade em geral.

Na ocasião, as diversas manifestações enalteceram a iniciativa, a participação e o propósito desta cavalgada. O Prefeito Carboni destacou a importância da cavalgada para a história e a tradição do município, tanto que, à tornou patrimônio histórico e cultural, pela Lei 1.803 de 04 de agosto de 2010, quando também foi prefeito do município, “uma cavalgada bonita como essa, com a importância que ela tem para a nossa história, que homenageia nosso patrono, temos que preservar e manter. Parabéns a todos que se empenham em organizar e participar”, destacou o prefeito.

Como já é tradicional, a cada edição a Cavalgada Tenente Mário Portela Fagundes também presta homenagem à um cidadão que deixou seu nome a história do município, e neste ano, o homenageado foi o seu Alfredo Alves do Santos, o Alfredinho (in memoriam), e uma iniciativa das entidades tradicionalistas também criou o patrono da Cavalgada para cada ano, homenageando em vida pessoas que representam muito o tradicionalismo gaúcho em Tenente Portela, e como patrono da edição 2019 foi escolhido José Waldir da Silva Marques, o Zé Preto.

Com o recebimento da Chama Simbólica, o Prefeito Carboni declarou aberta as festividades dos 64 anos de emancipação político-administrativa de Tenente Portela. Na ocasião também foi inaugurado o monumento da 72ª Geração e Distribuição da Chama Crioula do Estado, que acontecerá na próxima semana, dias 16 e 17.

Cavalgada abriu oficialmente as festividades do aniversário de Tenente Portela