Obras - Quinta-feira, 28 de Novembro de 2019

APAE de Tenente Portela inaugura piscina de hidroterapia

Aconteceu na tarde da quinta-feira, 28, a cerimônia de inauguração do espaço com piscina de hidroterapia, junto à Escola de Educação Especial Recanto da Alegria, a APAE de Tenente Portela. Obra esta, construída através do convênio com a Fundação Banco do Brasil que, aconteceu por meio da chamada interna do Programa Voluntariado da Fundação, no ano 2018, através do voluntário Valdomiro Antonio Maieski gerente geral da agência Tenente Portela.

O Prefeito Clairton Carboni participou do ato, que contou também com a presença da Presidente da APAE, Elenir Tereza De Carli, da conselheira do 2º conselho das APAEs, Ires Peccin, do Gerente do Banco do Brasil, Valdomiro Antonio Maieski, da Superintendente Comercial do Banco do Brasil, Wanda Aparecida Da Silva Ribeiro, além dos Prefeitos de Miraguaí, Ivonir Botton, de Derrubadas, Alair Cemim, e de Vista Gaúcha, Celso José Dal Cero, ainda da Engenheira Civil responsável pela obra, Márcia Pereira dos Santos, os Auto defensores da APAE, Cristiane Bento, Valmir Sales , Ana Cristina Chiodi, Alexandre Dalemolle, e ainda secretários municipais, vereadores, Promotoria de Justiça, Defensoria Pública, representantes religiosos, órgãos de a imprensa, alunos/usuários e seus familiares e a equipe de trabalho da APAE.

O projeto foi encaminhado em 2018, com o empenho dos profissionais responsáveis juntamente com a engenheira Márcia, que foi a responsável técnica da obra civil, e o projeto passou pela aprovação nas duas etapas.

O principal objetivo era a construção de uma piscina aquecida para atendimento dos alunos/usuários, com o intuito de promover a saúde e o esporte em meio aquático, ampliando o programa terapêutico ofertado pela APAE, possibilitando melhorias no atendimento de 110 pessoas com deficiência e em situação de vulnerabilidade social. Também, investir em melhorias no atendimento significa contribuir para a defesa e garantia de direitos da pessoa com deficiência, promovendo a sua autonomia, inclusão social e melhoria da qualidade de vida em consonância com a política de atendimento e a legislação brasileira no que diz respeito à pessoa com deficiência.

As atividades em meio aquático contribuirão para a diminuição da rigidez da articulação, o alívio da dor e espasmo muscular, a manutenção e aumento da amplitude de movimento, a reeducação dos músculos paralisados, a melhora do equilíbrio e coordenação, o estímulo da propriocepção, a melhora no controle de tronco, o fortalecimento muscular e a reeducação da marcha. O acesso à piscina aquecida também oportunizará aos alunos melhor desempenho nas Olimpíadas Especiais.

O Prefeito Carboni destacou o trabalho da APAE na comunidade local e regional, reforçando a importância da mobilização de todos para que o local tenha ainda mais condições de atender seus alunos, “nós buscamos sempre auxiliar a APAE no que for possível, sabemos o seu papel na formação e educação de seus alunos, e ações como esta só veem a valorizar ainda mais todos que aqui se envolvem, sejam alunos, professores, servidores, pais, diretoria e a comunidade. Parabéns a APAE de Tenente Portela por mais esta conquista”, destacou o Prefeito.

Após as manifestações das autoridades, foi inaugurada oficialmente a piscina de hidroterapia, com o descerramento da placa, o desenlace da fita e a visitação do novo prédio.

APAE de Tenente Portela inaugura piscina de hidroterapia