Educação - Quarta-feira, 18 de Março de 2020

Prefeitura de Tenente Portela publica decreto sobre medidas de prevenção ao COVID-19

Em uma entrevista coletiva à imprensa realizada na manhã da quarta-feira, 18, o prefeito Clairton Carboni de Tenente Portela, acompanhado do vice-prefeito Valdir Machado Soares e dos Secretários Municipais, apresentou o Decreto do Executivo número 073 que dispões sobre medidas de prevenção ao contágio pelo novo Coronavírus (covid-19) no âmbito da administração pública.

O decreto considera os recentes protocolos emitidos pela Organização Mundial de Saúde, pelo Ministério da Saúde, pela Secretaria Estadual de Saúde e pelo Comitê Municipal de Atenção ao Coronavírus e a necessidade da adoção de medidas imediatas visando a contenção da propagação do vírus em resposta à emergência de saúde pública.

No decreto de 17 artigos, destaca-se a suspensão de todas as atividades escolares, dos anos iniciais e finais do ensino fundamental da rede de ensino municipal, a partir do dia 19, quinta-feira, por um prazo de 15 dias, sendo que as atividades escolares da educação infantil e o atendimento das creches municipais continuarão funcionando, mas com orientação dos professores e coordenação pedagógica aos pais que possuem condições de manter seus filhos em casa, que assim o façam, a fim de que seja encaminhado para a escola apenas as crianças cujas famílias não possam deixá-los com familiares ou pessoas de confiança. Ainda, determina o adiamento, suspensão ou cancelamento de todos os eventos com aglomeração de pessoas, dentre outras medidas.

Conforme o Prefeito, não se descarta outras medias mais drásticas nos próximos dias, “vamos, através deste decreto, ver como vai se transcorrer nos próximos dias, o comportamento da comunidade, e se for necessário, novas medidas poderão ser tomadas”, destacou o Prefeito Carboni. A recomendação é que cada local, cada empresa, tente tomar as medidas mais adequadas para cada caso, “cada empresa, cada local que possua um número expressivo de pessoas circulando ou trabalhando, que se adapte, nós vamos acompanhar dia a dia, levando em consideração as determinações vindas de órgãos superiores e do Comitê Municipal de Atenção ao Coronavírus, e dependendo da situação, poderemos tomar outras atitudes”, frisou o prefeito.

A Secretária de Saúde e Saneamento, Micheli Vargas, informou que em Tenente Portela há dois casos suspeito e mais dois casos de acompanhamento em domicílio, mas destaca que não há a necessidade de pânico, porém, é preciso fazer o isolamento domiciliar, “o vírus se propaga muito rápido, então, quem possui alguns sintomas, que fique em casa, tomando os cuidados necessários, não superlotem o hospital e as unidades de saúde, mas entrem em contato com o Secretaria de Saúde e busquem informações, e também informem seus sintomas, se viajaram nos últimos dias, e assim a equipe vai até a residência fazer a avaliação, havendo a necessidade de internação, a própria equipe fará o encaminhamento”, destacou a Secretária de Saúde, que informou também a necessidade dos cuidados básicos, como sair de casa só se for necessário, principalmente idosos e pessoas portadoras de doenças crônicas, além de lavar as mãos com frequência, evitar ambientes com muitas pessoas e arejar e limpar bem a casa.

O Decreto na íntegra encontra-se disponível no mural da prefeitura e no endereço eletrônico na internet, www.tenenteportela.rs.gov.br