Educação - Segunda-feira, 13 de Abril de 2020

Escola Ayrton Senna organiza plano de Ação para período Pandêmico COVID-19

Alunos da Escola Ayrton Senna organiza plano de Ação para período Pandêmico COVID-19

No último dia 19 de março de 2020, a Escola foi notificada pela mantenedora Secretaria Municipal de Educação para organizar um Plano de Ação dentro do Plano de Ensino Municipal que orienta para a utilização da metodologia de aulas programadas para o período de 19/03 a 03/04/2020 em cumprimento do Decreto nº 073/2020, considerando a situação instalada na área da saúde pública, decorrente da Pandemia de COVID-19 ( novo coronavírus), e visando resguardar o bem estar dos estudantes e profissionais da educação.

O Plano de Ação que a Escola propôs tem o objetivo de auxiliar a organizar uma rotina de estudos domiciliar para os alunos buscando minimizar as possíveis dificuldades geradas pelo período de afastamento escolar.

Rapidamente os professores e demais profissionais da educação orientaram estudantes e familiares e foi organizado para este período material e atividades didáticas para que os alunos pudessem manter uma rotina de estudos em casa.

No primeiro momento os professores encaminharam seus planejamentos com materiais didáticos, atividades orientadas, livros didáticos entre outros. O uso do telefone celular foi o recurso mais acessível e com maior abrangência, então tornou-se o meio de contato, porém com a participação de pais e/ou responsáveis, entre outras formas de contato como por e-mail. A maioria das famílias foi contemplada e informada, os casos em que não se conseguiu contato foram visitados pela direção que organizou formas de entregar ou enviar as tarefas.

A equipe diretiva pretende manter reuniões presenciais e online para discutir o andamento das ações, acompanhá-las e avaliar as possíveis situações a serem melhoradas e/ou superadas sendo que esta forma de trabalho à distância com o uso das mídias é uma novidade para toda a comunidade escolar, e na qual estaremos nos adequando. Algo que já era previsto que as escolas deveriam se adequar segundo a BNCC Base Nacional Comum Curricular. Sendo esta uma situação pandêmica sem precedentes nem previsões de desfecho, a equipe seguirá sempre as determinações da Secretaria Municipal de Educação, procurando seguir as atividades da melhor forma possível e pelos recursos mais seguros para a comunidade escolar.

O diretor Tiago Wollmann observa que foram apontados desafios e vantagens neste período para a área da educação, ao mesmo tempo em que é uma oportunidade dos alunos compreenderem a necessidade de estudar sempre na vida e entender que a educação acontece em vários lugares, tempos e espaços, oportunizando o fortalecimento da autonomia nos estudos e a inserção das tecnologias na educação. Está ciente das dificuldades que estarão se apresentando, como já se sabe no início haverá um período de adaptação, onde os professores estarão  à disposição para auxiliar sanando as dúvidas e onde a presença e contato dos familiares será muito importante e terá maior protagonismo neste momento . Outro desfio é ter o acesso aos materiais para todos e encontrar uma metodologia que seja acessível, com o retorno das atividades e sua  avaliação, mas isso será construído em conjunto pelos profissionais da educação.

Para a vice Diretora Irani o momento reforça o lema da Escola, o qual nos orienta: “Quando o trabalho é em equipe o resultado é campeão”! Contaremos com o apoio e participação de todos para enfrentar as dificuldades e preservar a saúde de nossas crianças e de todas as famílias da comunidade escolar e de nossa sociedade.

Neste período de afastamento os professores não estão parados, seguem seus estudos, planejamentos, leituras, pesquisas, organizando conteúdos e material didático para os alunos, estando à disposição para auxiliá-los em suas dúvidas, curiosidades e para a troca de conhecimentos, através de grupos de conversas, e-mail, telefone, indicando onde os alunos poderão encontrar o conteúdo a ser estudado, vídeo aulas da internet, entre outros.

A Escola manterá escala de atendimento e entrega de materiais dentro das determinações de segurança para a saúde, se colocando à disposição da comunidade, de acordo com as orientações das Secretarias Municipais de Educação e de Saúde. Desejando que nossa comunidade seja unida e consiga superar este momento difícil.