Educação - Terça-feira, 05 de Maio de 2020

EMEi Giz de Cera realiza atividades informativas com alunos através de aplicativo de comunicação

EMEi Giz de Cera realiza  atividades  informativas com alunos  através de aplicativo de comunicação

Devido a pandemia que enfrentamos, pelo Novo Corona vírus (Covid-19), as aulas presenciais foram suspensas para evitarmos aglomerações e a proliferação do vírus. Assim, a EMEI Giz de Cera criou grupos de watts zap, recurso para fortalecer o vínculo com as famílias da comunidade Escolar. Nesses grupos enviamos sugestões de atividades pensadas de forma criativa, informativa e lúdica para os pequenos. Um dos Projetos que estamos dando continuidade nesse mês de abril é sobre a Educação Fiscal, partindo da importância da Educação Fiscal , a equipe diretiva e professores da Escola Municipal de Educação Infantil Turma do Giz de Cera envolveram 80 crianças e suas famílias em um projeto sobre o Tema, propondo atividades diversificadas, que têm o objetivo de trabalhar com as crianças e seus familiares sobre a importância da emissão da nota fiscal, oferecer conhecimentos sobre tributos e arrecadação fiscal e fazer com que as famílias  percebam  como é feita a destinação dos tributos e de que forma eles retornam à população, incentivando desta forma à cidadania.

Algumas das ações já desenvolvidas no educandário foram:

·  Vídeo de historinha de forma lúdica e informativa com a mascote do Projeto. (Leãozinho) feito pelas professoras da escola;

·  Fôlder informativo de circulação local;

·  Vídeo lúdico da Internet, Mesadinha e sua Turma; (https://youtu.be/lkZ3rkXF4tw)

·  Confecção de cofrinho com materiais recicláveis também fortalecendo o eixo da sustentabilidade;

·  Sacola Viajante do Projeto, juntamente com a mascote confeccionado de forma lúdica e fantoches para a integração, contação e criação de histórias;

·  Disponibilização de espaço para informações e cadastros no Programa Nota Fiscal Gaúcha; (www.nfg.sefaz.rs.gov.br)

·  Lançamento do concurso de notas fiscal da Escola .

Para que as nossas crianças se tornem cidadãos críticos, responsáveis e conscientes de seus direitos e deveres é indispensável que se trabalhe na Escola a Educação Fiscal, desde a Educação Infantil, pois, é nessa fase que os pequenos desvendam o mundo a seu redor. Tudo aquilo que é apresentado à criança nessa faixa etária de forma lúdica, concreta e significativa, tem grandes chances de permanecer em sua memória durante toda a vida.