Tenente Portela, segunda-feira, 24 de janeiro de 2022 Telefone (55) 3551-3400

Saúde - Terça-feira, 18 de Maio de 2021

CÂMARAS PARA CONSERVAÇÃO DE VACINAS FORAM ENTREGUES EM TENENTE PORTELA

Equipamentos vieram da Secretaria de Estado da Saúde e servirão para aprimorar a Rede de Frio do Programa Nacional de Imunizações.

CÂMARAS PARA CONSERVAÇÃO DE VACINAS FORAM ENTREGUES EM TENENTE PORTELA

A 2ª Coordenadoria Regional da Saúde (CRS), com sede em Frederico Westphlen, realizou na tarde desta segunda-feira, 17, a entrega de duas câmaras frias para a conservação de vacinas, ao município de Tenente Portela. O ato aconteceu na sede do ESF 2, e contou com a presença coordenadora e da adjunta do órgão estadual,  Marly Vedruscolo e Sirlei de Azevedo Canci, respectivamente.

O prefeito municipal, Rosemar Sala, e o vice-prefeito, Leônidas Balestrin, prestigiaram o evento que teve ainda com a participação dos secretários de Saúde e Saneamento, Magna Sinhori, e de Administração, Paulo Farias. A entrega oficial dos equipamentos contou também com o representante do Conselho Municipal de Saúde,  Gustavo Brunet e das responsáveis pelas salas de vacinas, a enfermeira, Patricia Passinato (ESF 1), e a técnica de enfermagem, Aline Mueler (ESF 2).

As câmaras de conservação, com capacidade de 200 litros, foram encaminhadas pela Divisão de Suprimentos da Secretária de Estado da Saúde (SES) e foram adquiridas com recursos do Ministério da Saúde. O lote faz parte da compra de 310 unidades que contemplaram 194 municípios gaúchos.

O objetivo é aprimorar a Rede de Frio do Programa Nacional de Imunizações (PNI) com a substituição das geladeiras domésticas por câmaras de conservação de imunobiológicos. Os critérios para a escolha dos municípios foram, além de menos de 100 mil habitantes, ter sala de vacinas e sistema de informação oficial do Ministério da Saúde implantado para registro de vacinados e movimentação de imunobiológicos, e não estar equipado com câmaras refrigeradas.

Na região de abrangência da 2ª CRS, além de Tenente Portela, também foram contemplados os municípios de Frederico Westphalen, Caiçara, Três Passos e Vista Gaúcha.

Fonte:

Secretaria Municipal de Administração, Planejamento e Comunicação Social