Meio Ambiente e Agricultura - Segunda-feira, 07 de Junho de 2021

TENENTE PORTELA REALIZA COLETA SELETIVA DE LIXO ELETRÔNICO

Ação teve como objetivo conscientizar a população sobre o descarte correto dos lixos eletrônicos.

TENENTE PORTELA REALIZA COLETA SELETIVA DE LIXO ELETRÔNICO

A Prefeitura de Tenente Portela, por meio do Departamento de Meio Ambiente, realizou na quarta-feira dia, 02, a coleta seletiva de lixo eletrônico. Os materiais foram recibos na Praça do Imigrante. A ação faz parte da comemoração do Dia Mundial do Meio Ambiente (05/06).

O objetivo da campanha foi promover o descarte correto de eletrônicos, no qual a população pode entregar materiais em desuso, tais como celulares, computadores, micro-ondas, televisores, dentre outros.

Durante toda a coleta os servidores do Departamento de Meio Ambiente, Eduarda Demari Avrella e Renato Bettio dos Santos, estiveram acompanhando o processo. Foi recebido um equivalente de 28 metros cúbicos de materiais. Na última semana já era possível entregar os resíduos eletrônicos na empresa Meganet que foi parceira da campanha.

Conforme Eduarda Avrella, que desempenha a função de coordenadora de Licença e Fiscalização, “os resíduos eletrônicos quando descartados de forma inadequada podem gerar sérios riscos ao meio ambiente, pois possuem em sua composição metais pesados altamente tóxicos, como mercúrio, cádmio, berílio e chumbo. Quando entram em contato com o solo, podem contaminar o lençol freático, e se queimados podem liberar toxinas perigosas ao meio ambiente. Por isso, a campanha preza para que esse tipo de resíduo seja destinado de forma correta, evitando riscos ao meio ambiente e aos seres humanos”.

De acordo com a ONU, e, 2019 foram gerados 53,6 milhões de toneladas desse tipo de resíduo em todo mundo, sendo que apenas 17,4% do lixo eletrônico foi coletado e reciclado corretamente.

Fonte:

Secretaria Municipal de Administração, Planejamento e Comunicação Social