Saúde - Terça-feira, 23 de Novembro de 2021

VACINA PORTELA: POPULAÇÃO ADULTA DO MUNICÍPIO ESTÁ COMPLETAMENTE VACINADA

Secretaria de Estado da Saúde coloca Tenente Portela no topo da lista das cidades com população adulta entre 10 mil e 50 mil pessoas com imunização que supera os 100%.

VACINA PORTELA: POPULAÇÃO ADULTA DO MUNICÍPIO ESTÁ COMPLETAMENTE VACINADA

Dados da Secretaria de Estado da Saúde estimam que Tenente Portela tem uma população adulta de 10.300 habitantes. Todos já estão com o sistema vacinal completo, ou seja, com duas doses ou com a dose única do imunizante contra a Covid-19. Conforme o sistema de Monitoramento da Imunização, 10.748 portelenses com mais de 18 anos estão neste grupo, o que representa 104,3% do número inicialmente estimado. Este percentual coloca Tenente Portela no topo da lista das cidades gaúchas com população adulta entre 10 mil e 50 mil pessoas.

Conforme o órgão estadual os dados da população utilizados são baseados em estimativas do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Por serem projeções, alguns municípios podem apresentar pequenas diferenças nos números absolutos com a população real atual. Esse é o motivo, por exemplo, de termos no Estado cidades nas quais o índice de vacinados está acima dos 100%.

De acordo com acompanhamento vacinal, atualizado no início da noite desta sexta-feira, 19, até o momento foram destinadas ao Município 24.598 doses e destas, 23.911 já estão no braço dos portelenses, o que representa um percentual de doses aplicadas de 97,2%. Em relação ao total de habitantes estimado (13.434), 91,6% receberam pelo menos uma dose e 80,7% já completaram o esquema com duas ou com a dose única.

Este levantamento mostra que o esforço das equipes da Saúde Municipal está dado resultado. Atualmente a imunização está concentrada na aplicação da dose de reforço para idosos com mais de 60 anos e profissionais de saúde. Também está sendo feita a aplicação da segunda dose para a população geral, conforme o calendário de vacinação. Para aqueles que não compareceram na data programada, a orientação é de que contatem com a Secretaria de Saúde, através do fone 3551 3400, ramal 1, e façam o agendamento. Maiores informações também poderão ser obtidas diretamente das unidades de saúde (ESFs) ou com os agentes comunitários de saúde (ACS).

Assessoria de Comunicação | Prefeitura de Tenente Portela