Tenente Portela, quarta-feira, 28 de setembro de 2022 Telefone (55) 3551-3400

Assistência Social - Terça-feira, 21 de Junho de 2022

TENENTE PORTELA OPORTUNIZA CASTRAÇÃO DE CÃES E GATOS DE FAMÍLIAS EM SITUAÇÃO DE VULNERABILIDADE SOCIAL

Melhores Amigos: programa de controle populacional dos animais domésticos é realizado em parceria com o Estado.

A procriação de forma desenfreada de animais é caso de saúde pública e tem como principal causa o abandono. Diante dessa realidade e com objetivo de priorizar o controle populacional dos animais domésticos no Rio Grande do Sul, a Secretaria da Igualdade, Cidadania, Direitos Humanos e Assistência Social (SICDHAS) firmou convênio com municípios para a realização de castrações de cães e gatos de famílias em situação de vulnerabilidade social.

A iniciativa tem leva o nome de Melhores Amigos - Bicho sente como gente. Tenente Portela é um dos municípios que fazem parte do programa. Aqui, o trabalho é coordenado pela Secretaria Municipal de Assistência Social e Promoção Humana, e conta com o apoio da Associação Portelense de Proteção Auxílio e Tratamento aos Animais (APPATA). O Estado repassou R$ 34,8 mil e o Município garantiu a contrapartida de R$ 25,2 mil.

Cumprida todas as etapas formais de implantação do programa, agora começa a prática. Para isso é importante o engajamento da comunidade. As famílias em situação de vulnerabilidade social que possuem cães e gatos fêmeas e que desejam fazer a esterilização (castração) cirúrgica destes animais deverão procurar a Secretaria de Assistência Social.

Algumas famílias ainda resistem a ideia, o que tem resultado na baixa procura pelo serviço. Por isso, os gestores do programa Melhores Amigos, reforçam o chamamento. Para maiores informações, contate com a Secretaria de Assistência Social, fone 3551 2011, ou compareça na sede localizada na Rua Luis Carlos Schepp, 31, ao lado do Fórum.

Com informações do Governo do RS

Portal atualizado em: 27/09/2022 16:16:05