Educação - Sexta-feira, 24 de Junho de 2022

MUNICÍPIO ABRE TRATATIVAS PARA ASSUMIR O GINÁSIO DO CLÉIA

Proposta de firmar com o Estado um termo de cooperação que possibilitaria a reforma do prédio, foi apresentada à direção do educandário. Desportistas aprovam a ideia.

MUNICÍPIO ABRE TRATATIVAS PARA ASSUMIR O GINÁSIO DO CLÉIA

Se depender da vontade do prefeito Rosemar Sala, o Município vai investir na recuperação do Ginásio de Esportes da Escola Estadual Professora Cléia Salete Dalberto. O chefe do Executivo vem trabalhando com esta possibilidade desde o ano passado, porém, agora o tema ganhou força, inclusive com a apresentação de uma proposta para a direção da escola. Isto aconteceu na tarde desta terça-feira, 21, em reunião no Gabinete. Pelo educandário participaram o diretor, Cesar Gross, e o diretor financeiro, Ivan Rocha. O encontro teve ainda a participação do secretário de Administração, Planejamento e Comunicação Social, Paulo Farias.

A intenção do prefeito é firmar com o Estado um termo de cooperação visando a cessão de uso compartilhada, em que o Município assume a responsabilidade pelo Ginásio por um período mínimo de cinco anos, com possibilidade de prorrogações. Com isso a Prefeitura tem base legal para fazer investimentos no prédio. Concluída a reforma, a escola poderia seguir utilizando para suas atividades, o Município faria a gestão, e a comunidade ganharia um ginásio revitalizado e novamente em plenas condições de uso.

Esta é a saída encontrada por vários Municípios gaúchos que têm ginásios pertencentes ao Estado, na mesmo situação. A alternativa foi apresentada ao prefeito pela própria Secretaria de Estado da Educação. Conforme Rosemar Sala, o Ginásio do Cléia, como é de conhecimento de toda a comunidade, há anos necessita de reforma. Os recursos recebidos pelo estabelecimento de ensino para a manutenção são insuficientes para um amplo projeto de recuperação deste espaço esportivo. Ele acrescenta ainda que o Estado dificilmente fará um aporte significativo para esta finalidade.

Antes de apresentar a proposta para a direção, o prefeito já havia se reunido com alguns desportistas e professores que desenvolvem atividades no local. Participaram deste encontro Luis Carlos Pimentel, Elver Vargas, Valmir Pressi, Flavio Dressler e José Neivaldo Silvestre Júnior. Todos foram unânimes em aprovar a intenção do Município. Na reunião, realizada no dia 2 de junho, foi entregue ao mandatário portelense um manifesto de apoio para que a Prefeitura prosseguisse com o projeto. Também estiveram presentes o vice-prefeito, Leônidas Balestrin; o secretário de Adminsitração, Paulo Farias; e o vereador Derli da Silva.

Pelo Estado o convênio de cooperação já poderia ser encaminhado, porém, Rosemar Sala entende que antes de firmar qualquer compromisso é necessário ouvir a comunidade e principalmente contar com o consentimento da direção do Cléia. Os gestores do educandário informaram que levarão o assunto para a comunidade escolar. As tratativas seguirão nos próximos dias.

Assessoria de Comunicação | Prefeitura de Tenente Portela