Saúde - Segunda-feira, 03 de Outubro de 2022

TENENTE PORTELA RECEBE O SELO DE “MUNICÍPIO AMIGO DA VACINA”

Reconhecimento foi concedido pelo Ministério Público do RS e leva em consideração o desempenho obtido na imunização contra a poliomielite.

TENENTE PORTELA RECEBE O SELO DE “MUNICÍPIO AMIGO DA VACINA”

Tenente Portela é um “Município Amigo da Vacina”.O título foi concedido pelo Ministério Público do Rio Grande do Sul em reconhecimento ao desempenho obtido na imunização contra a poliomielite. Conforme os dados oficiais, Tenente Portela atingiu 118,54% da meta, bem superior aos 95% preconizada pela Campanha Nacional de Vacinação. O público-alvo é crianças menores de cinco anos de idade.

O selo do Ministério Público do Rio Grande do Sul foi lançado na última terça-feira, 27.De acordo com os dados obtidos no sistema de informações da campanha, no dia 13 de setembro, dos 497 municípios gaúchos 37% haviam atingido a meta, 17% apresentavam cobertura entre de 94% a 80%, 33% estavam entre 79% a 50% e 12% ainda encontravam-se abaixo de 50% de cobertura vacinal.

Conforme a Secretaria Estadual da Saúde, considerando o calendário básico de vacinação infantil, nos últimos cinco anos, as metas indicadas pelo Ministério da Saúde não foram atingidas e ainda apresentam queda nas coberturas.

De acordo com a secretária de Saúde e Saneamento, Magna Sinhori, o selo “Município Amigo da Vacina” é um reconhecimento ao trabalho de toda equipe. Conforme ela, o empenho foi total para que a vacina contra a poliomielite chegasse a todas as crianças portelenses da faixa etária da campanha. “Estamos muito felizes com mais esta conquista”, frisou a gestora.

PERCENTUAIS ALCANÇADOS POR TENENTE PORTELA:

Crianças de 1 ano: 121,93%

Crianças de 2 anos: 96,06%