.

Acessibilidade

Aumentar Fonte
.
Diminuir Fonte
.
Fonte Normal
.
Alto Contraste
.
Libras
.
Vlibras

O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Mapa do Site
.
Acesso à informação
.

Manhã 8h às 12h - Tarde 13h30min às 17h30min

Saúde - Sexta-feira, 26 de Janeiro de 2024

Buscar Notícia

Notícias por Categoria

TENENTE PORTELA AMPLIA AÇÕES DE ENFRENTAMENTO À DENGUE

Medidas concentram-se em duas frentes: o combate ao mosquito transmissor e o atendimento aos pacientes nas unidades de saúde e no HSA.


TENENTE PORTELA AMPLIA AÇÕES DE ENFRENTAMENTO À DENGUE

Tenente Portela tem intensificado as ações de enfrentamento à dengue. Na última semana o carro “fumacê” percorreu vários bairros da cidade, ação que visa eliminar o aedes aegypti, agente responsável pela transmissão da doença. A aplicação é feita pela equipe da 2ª Coordenadoria Regional de Saúde.

 

A partir desta sexta, 26, uma nova medida foi colocada em prática. Trata-se da aplicação de inseticida com bomba costal. O trabalho será realizado por agentes de saúde e de endemias, devidamente treinados e equipados. O ponto de partida foi o Hospital Santo Antônio. Neste sábado, 27, os agentes também deverão aplicar o produto nas unidades de saúde e demais prédios públicos, e igrejas. A partir de segunda, 29, será a vez das residências, nos bairros da cidade. Os agentes farão visitas domiciliares e, com a devida autorização do morador, farão o procedimento. Integrantes do Grupo de Bombeiros Voluntários também auxiliarão na tarefa.

 

A adoção desta estratégia havia sido definida no final de 2023, porém, a Secretaria Municipal de Saúde teve que aguardar a chegada dos equipamentos específicos, o que ocorreu somente nesta semana. Mesmo assim, Tenente Portela deverá ser o primeiro Município a utilizar este método conhecido como BRI, que é a sigla para borrifação residual intradomiciliar.

 

Nesta mesma frente de combate ao aedes aegypt, através da Secretaria de Políticas Estruturantes e Zeladoria, o Município está intensificando a coleta de entulhos. Ao longo desta semana, foram dezenas de cargas retiradas das ruas da cidade. O serviço terá continuidade nos próximos dias, sendo fundamental a compreensão da comunidade, no sentido de evitar descartar resíduos em terrenos baldios e manter seus páticos limpos. A eliminação de eventuais criadouros do mosquito é a tarefa que deve ser seguida por todos.

 

Além de intensificar o combate ao transmissor da dengue, a Secretaria de Saúde também está buscando garantir o atendimento de todos os usuários que recorrem as unidades de saúde. Para dar conta da demanda, um novo médico deverá ser contratado emergencialmente para atuar nos ESFs. O Hospital Santo Antônio (HSA) também ampliou os serviços, designando mais profissionais e uma ala ambulatorial para acolher os pacientes. Esta força tarefa foi definida em reunião realizada na quarta, 24, entre gestores municipais e direção e técnicos da casa de saúde portelense.

 

Nesta sexta, 26, a Secretaria de Saúde confirmou o registro de 514 casos de dengue em Tenente Portela, desde o início do ano. Dos que contraíram a doença, a maioria, já está curada. Nesta sexta, 26, o HSA registrava a internação de sete pacientes para tratamento da dengue. Nenhum desenvolveu a forma grave, também chamada de dengue hemorrágica.

 

Assessoria de Comunicação | Prefeitura de Tenente Portela

198 Visualizações

Notícias relacionadas

Voltar para a listagem de notícias

.
.

Calendário de eventos

.
.

Acompanhe-nos

.
.

Prefeitura Municipal de Tenente Portela - RS.
Usamos cookies para melhorar a sua navegação. Ao continuar você concorda com nossa Política de Cookies e Políticas de Privacidade.