Tenente Portela, sexta-feira, 15 de maio de 2026
(55) 3551-3400 /
Atendimento: Manhã 8h às 12h - Tarde 13h30min às 17h30min
Idioma
Notícias por Categoria
Está marcado para este sábado, 02, o Dia D de mobilização contra a dengue em todo o país.
Neste final de semana Tenente Portela adere à mobilização nacional do Ministério da Saúde e realiza o Dia D de Combate à Dengue. Toda a população está convocada para a ação, que propõe que cada um tire dez minutos para vistoriar sua casa e eliminar possíveis criadouros do mosquito da dengue. O objetivo é fazer uma grande mobilização para evitar que o mosquito crie cadeias de transmissão na cidade.
Todo o material que será descarto pode ser colocado nas ruas que a Secretaria de Politicas Estuturantes e Zeladoria, estará realizado um multirão de coleta durante a semana.
A Secretaria Municipal de Saúde veem realizando ações de conscientização e combate ao Aedes aegypti. Os agentes comunitários de saúde e os agente de endemias percorrem imóveis reforçando as orientações sobre os riscos do acúmulo de água, já que esses locais podem se tornar criadouros do mosquito.
PREVENÇÃO: Mais do que nunca é necessário reforçar as medidas de prevenção à proliferação e circulação do Aedes, com a limpeza e revisão das áreas interna e externa das residências. É fundamental a e eliminação dos recipientes com água parada. Estas ações impedem o mosquito de nascer, cortando o ciclo de vida do transmissor da dengue. O uso de repelente também é recomendado para maior proteção individual contra o Aedes aegypti.
SINTOMAS: nos primeiros sintomas de dengue, é importante que se busque atendimento médico nos serviços de saúde. Dessa forma, evita-se o agravamento da doença. Os principais sintomas são: febre alta (39°C a 40°C), com duração de dois a sete dias, dor retroorbital (atrás dos olhos); dor de cabeça, dor no corpo, dor nas articulações, mal-estar geral, náusea, vômito, diarreia, e manchas vermelhas na pele, com ou sem coceira.
Assessoria de Comunicação | Prefeitura de Tenente Portela
Fique por dentro dos índices - ver todas
HORÁRIO DE ATENDIMENTO:
Manhã 8h às 12h - Tarde 13h30min às 17h30min
Versão do sistema: 2.0.0 - 15/05/2026
Portal atualizado em: 15/05/2026 14:29:48