.
Acessibilidade
.
.
.
.
.
O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras
.
.
.
Notícias por Categoria
Em entrevista coletiva, prefeito e reitor apresentam detalhes da proposta que será cadastrada pelo Município e a instituição.
Em outubro de 2023 o Ministério da Educação lançou o edital de chamada pública para a seleção de propostas para autorização de funcionamento de cursos de medicina no país. O processo estabeleceu a possibilidade de 95 novos cursos, com 60 vagas cada um. O Município de Tenente Portela buscará conquistar um dos quatro cursos estabelecidos para o Rio Grande do Sul. Detalhes do projeto portelense foram apresentados na manhã desta quinta, 27, em entrevista coletiva realizada na Prefeitura. Participaram o prefeito, Rosemar Sala, e o reitor da UCEFF, Leandro Sorgatto.
Durante a conversa com profissionais da imprensa, foi informado de que a intenção de Tenente Portela de sediar um curso de medicina, surgiu muito antes do lançamento do edital. “Há pelo menos um ano e meio o tema vem sendo tratado com a devida responsabilidade”, destacou o prefeito, Rosemar Sala. Conforme ele, “a ideia nunca foi criar ilusões, mas transmitir para a comunidade de que, mesmo em meio a concorrência gigante, é possível tornar este sonho realidade”.
Nos últimos dias, o próprio prefeito, percorreu a região e visitou 25 municípios em busca da adesão a iniciativa portelense. Enquanto isso, a UCEFF, instituição parceira da iniciativa, finalizava o projeto. Sala destacou que o tema sempre esteve na pauta nas viagens a Brasília e Porto Alegre. Nesta jornada foi fundamental também o apoio de instituições e representantes dos mais diversos segmentos da comunidade regional. Destaque para a parceria estabelecida deste o primeiro momento com o Hospital Santo Antônio e a Terra Indígena Guarita, ressaltou o prefeito.
OS PRÓXIMOS PASSOS: de acordo com o reitor, o movimento pró-curso de Medicina em Tenente Portela está consolidado, tem o apoio necessário e reúne todas as condições técnicas de concorrer de igual para igual com qualquer outro projeto. Leandro Sorgatto, informa que o próximo passo é o cadastramento da proposta, o que deverá ocorrer até o dia 05 de julho. Este prazo poderá ser prorrogado. Caso não ocorram alterações no cronograma, dia 05 de dezembro sairá o resultado preliminar e no dia 18 de março de 2025, a homologação do resultado final.
EXPECTATIVA DA UCEFF: reconhecida como a maior instituição privada de ensino do Oeste de Santa Catarina, a UCEFF confia de que a proposta de Tenente Portela tem tudo para sair vencedora. “Tecnicamente nós estamos bem colocados. Nosso projeto está redondinho, está pronto. Não tem por que nós não ganharmos. Se tem um time melhor preparado, vamos descobrir lá na frente”, salienta Sorgatto. O reitor acredita que a instituição, em sendo contemplada e caso não ocorram alterações nos prazos, vai conseguir estruturar toda a parte física em Tenente Portela e realizar o primeiro processo vestibular até 2026.
Assessoria de Comunicação | Prefeitura de Tenente Portela
.
.
.
.