Na segunda-feira, 23, foi constatado o deslizamento da encosta numa área aproximada de 100 metros de extensão sobre a estrada. O deslizamento bloqueou qualquer tipo de travessia de veículos e motoristas necessitaram utilizar rotas alternativas pelos caminhos de Linha Becker e Moinho Velho. O transporte escolar também foi afetado, sendo que a duração do trajeto dos estudantes aumentou em aproximadamente uma hora.
Frente a situação, o município manteve contato com a Defesa Civil Estadual na regional de Santo Ângelo, a fim de identificar as medidas a serem adotadas. Na terça-feira, 24, o Tenente Cesar Luis Bieger expôs todas as situações para representantes da prefeitura municipal e vistoriaram o local, indicando que a remoção poderia ser iniciada na quinta-feira, 26. Além disso, o Tenente Bieger salientou a importância do cadastramento dos fatos junto ao Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2ID) para um controle do estado quanto aos desastres e as medidas adotadas no município.
O departamento de Meio Ambiente se responsabilizou em efetuar um levantamento dos prejuízos ambientais causados pela chuva, enquanto que o setor de engenharia apresentará um relatório dos prejuízos da infraestrutura registrados. O Secretário de Desenvolvimento Rural Ercílio Neckel revela que o trabalho de remoção do bloqueio é delicado, pois requer cuidados que evitem novos deslizamentos.
Além disso, a equipe da SDR têm dado continuidade ao trabalho de recuperação das estradas do interior. As frequentes chuvas estão atrasando alguns serviços, mas o planejamento desenvolvido vem sendo aplicado com êxito até o momento. Nesta quinta-feira, enquanto as carregadeiras e a escavadeira hidráulica trabalham na desobstrução do trecho, caminhões caçamba e motoniveladora atuam na recuperação das estradas de Alto Gress, Linha Becker, Lajeado Leão e redondezas. Ercílio salienta que os trabalhos naquela região prosseguirão na sexta-feira.
Tenente Portela