Segundo a Coordenadora Pedagógica da Educação Infantil do município, Gicelda Berghetti Denes, desde 2009, através da resolução nº 20/2009, do Conselho Nacional de Educação, a responsabilidade pela Educação Infantil passou a ser toda da rede municipal.
No ano passado, o então Coordenador da 21ª CRE, Arthur Hepp sinalizou que o Departamento Indígena teria informado que a responsabilidade pela educação de crianças até os 5 anos passaria a ser do estado. Nesse ano de 2015 a responsabilidade passou então a figurar para o Estado.
Conforme Gicelda, o município possui três salas nas escolas dos setores de Pedra Lisa, Três Soitas e KM10, todas com banheiros adequados para a educação infantil. Essa estrutura será utilizada pela comunidade escolar na continuidade das aulas, porém o mobiliário será removido do local e destinado às 11 escolas municipais, conforme a demanda de cada uma delas. Foram realizados dois encontros entre lideranças indígenas, representantes da SMECD, prefeito municipal Elido Balestrin e o Coordenador da 21ª CRE para se chegar a decisão final.
Gicelda lembra que o transporte continuará normalmente na comunidade indígena, somente os professores, o material pedagógico e o mobiliário que eram bancados pela municipalidade agora serão da competência do Estado.
Tenente Portela