Na manhã de quinta-feira, 19 de março, a Brigada Militar esteve mantendo contato com o prefeito em exercício Nelcindo Galli e a Secretária de Educação Geni Kasper Carboni a fim de passar orientações quanto ao transporte escolar. A medida é uma ordem de serviço expedida pelo comando estadual e serve de alerta para a segurança no transporte.
O fato culminou com uma abordagem realizada pela BM para orientar um motorista quanto ao excesso de passageiros no coletivo. A Secretária Geni disse que o município está confeccionando as carteirinhas de estudante para aqueles que têm direito a utilizar o transporte. "Na semana que vem essas carteirinhas serão distribuídas e somente quem as possuir irá utilizar o transporte", afirmou a titular da pasta referindo-se ao fato de que muitos alunos que moram próximos a escola dentro da cidade fazem uso dos ônibus. A confecção do documento irá contribuir para o controle dos alunos que podem utilizar os coletivos.
A Secretária ainda salientou que o convênio que o município possui com os governos estadual e federal repassa recursos apenas para transporte de alunos da zona rural para escolas distantes 2km de suas residências. Entretanto, com recursos próprios, a administração efetua o transporte da educação infantil e neste ano assumiu o transporte da APAE.
A SMECD possui uma frota de 16 veículos, 14 motoristas e 6 veículos terceirizados. Ao todo são aproximadamente 3 mil estudantes beneficiados com o transporte, conforme o Censo Escolar de 2014.
Tenente Portela