Tenente
Portela é o município líder da região celeiro no ranking de gestão fiscal
divulgado pela Federação das Indústrias
do Rio de Janeiro (Firjan). Na classificação estadual o município encontrasse
na 30ª colocação no índice de gestão fiscal que
é composto por cinco indicadores: receita própria, gastos com pessoal,
investimentos, custo da dívida pública e liquidez (restos a pagar).
Enquanto centenas de municípios brasileiros diminuíram os seus índices e perderam posições, o município de Tenente Portela obteve uma evolução constante, tento registrada apenas uma queda em 2011 face a algumas negociações de dívidas pendentes de administrações anteriores. A evolução portelense é apresentada no gráfico.
Conforme os especialistas, entre os motivos do agravamento do quadro da maioria das gestões está o crescimento das despesas com pessoal, a queda nas receitas e a redução da capacidade de investimentos. Contrariando alguns desses pontos, as últimas gestões portelenses conseguiram aumentar as receitas e realizar investimentos de grande monta em setores como indústria e comércio, agricultura, assistência social, saúde, mobilidade e infraestrutura urbana e educação.
O economista Jonathas Goulart Costa, da Gerência de Economia e Estatística da Firjan indica que resultados como os obtidos por Tenente Portela são fruto de estruturas administrativas bem montadas e desempenhos acima da média. Segundo ele, quando a economia afundou, essas gestões suportaram melhor o impacto e por isso mantém uma constante ascensão no ranking de gestão fiscal.
O conceito B dado a Tenente Portela corresponde ao índice de 0,6 a 0,8, que remete a uma boa gestão. O total que pode ser obtido por uma municipalidade é 1,0 ponto. Com esses números, a gestão portelense lidera o ranking da Região Celeiro, seguida de Derrubadas e Esperança do Sul. As últimas colocações na região são ocupadas por Braga, Inhacorá e Coronel Bicaco.
O prefeito Elido Balestrin acredita que a transparência é um dos pontos fortes de uma gestão e é através dela que o município tem obtido índices satisfatórios em diversos setores e na gestão fiscal, com a administração dos recursos e aplicabilidade naquilo que mais demanda a atenção do poder público.Tenente Portela