Na
quarta-feira, 15 de julho, foi realizada a IV Conferência Municipal de Saúde de
Tenente Portela com o tema: "Saúde
Pública de Qualidade para cuidar bem das pessoas. Direito do Povo
Brasileiro".O evento contou com a participação de lideranças do
setor, representantes do Hospital Santo Antônio, Secretários Municipais,
servidores da área da saúde, membros de sindicatos e cooperativas,
representantes de idosos e dos bairros e comunidades do interior.
O foco dos debates foi a situação atual da saúde pública no país e alguns aspectos econômicos e sociais que norteiam grande parte das ações do setor. O prefeito Elido Balestrin, na abertura dos trabalhos, disse que a saúde é essencial e uma prioridade dentro da administração municipal. "Nenhum outro setor da sociedade causa tanto prejuízo a uma pessoa como a saúde, por isso o atendimento precisa ser imediato e as pessoas merecem isso por tudo aquilo que representam nas comunidades", destacou o chefe do executivo.
Balestrin enfatizou a importância do Conselho Municipal de Saúde nas ações do setor. "É um alicerce. É no Conselho que se concentram as pessoas que têm a função de fazer um planejamento da saúde dentro do município", salientou.
A Secretária Giovana Maciel destacou a importância que o Hospital Santo Antonio tem para o município e para a região e explicou alguns pontos relevantes sobre a Conferência e os objetivos da mesma. Entre os pontos debatidos no evento estiveram a participação social, o direito a saúde, o financiamento e a gestão do SUS, reformas democráticas, ciência e tecnologia aplicadas a saúde dentre outros pontos.
Além do prefeito Elido e da Secretária Giovana, estiveram no evento a presidente do legislativo Marcia Mueller Medeiros, o professor da Unijuí Daniel Rubens Cenci (que ministrou um debate), representantes da 15ª e 19ª Coordenadoria Regional de Saúde e do Hospital Santo Antônio.
Ao final da conferência foram eleitos os delegados que representarão o município na conferência estadual de saúde.
Tenente Portela