Nos dias 25/08 e 26/08 as Escolas Municipais Ayton Senna, Arcelino Soares Bueno, Tenente Portela e Marcílio Dias receberam a equipe do Consórcio Intermunicipal de Gestão de Resíduos Sólidos (CIGRES) para falar sobre a importância da coleta seletiva com o tema Coleta Seletiva É mais que um PROGRAMA é uma ROTINA a ser HABITUADA. A equipe abordou os alunos e professores com vídeos e apresentação de slides com imagens ilustrativas de como separar em casa e na escola os resíduos gerados no dia a dia, tipos de resíduos e sua destinação adequada, também mostraram imagem aérea do CIGRES, explicaram como funciona o trabalho no Consórcio e entregaram folders educativos.
A equipe deu vários exemplos de tudo que chega no CIGRES, entre eles resíduos que não devem ser enviados para lá como, fezes humanas e de animais, animais mortos e vivos ( cachorros, gatos, cobras, sapos...) sangue, seringas, materiais cortantes e contaminados entre outros resíduos perigosos, e pedem que as pessoas tenham mais cuidado pois quem recebe o lixo que geramos também são seres humanos. Todos os funcionários usam Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), mas o risco é constante por não saberem o que podem encontrar em um saco de lixo.
Desde Fevereiro de 2014 o município tem implantada a coleta seletiva. Cada indivíduo tem responsabilidade pelo lixo que gera e tem o dever de colaborar com a coleta seletiva para que aconteça corretamente.
Todo o resíduo doméstico coletado no município é levado para o CIGRES, no município de Seberi/RS, lá é realizada a triagem do material reciclável, do resíduo orgânico e do rejeito.
O material reciclável é comercializado para as industrias recicladoras;
O resíduo orgânico vai para o processo de compostagem e;
O rejeito vai para o aterro sanitário.
Quanto mais, cada um de nós, separar o resíduo reciclável do resíduo orgânico e do rejeito, maior vida útil terá o aterro sanitário e diminuirá a extração de recursos naturais, pois com a reciclagem aquele material volta para o processo produtivo.
A separação dos resíduos devem acontecer, principalmente, na fonte geradora ( casas, escolas, locais de trabalho...) e depois entregues para a coleta seletiva. É um hábito simples de ser mudado e traz muitos benefícios tanto ambientais quanto para a saúde humana.
FIQUE ATENTO!!!
Zona Urbana - CRONOGRAMA DA COLETA SELETIVA Resíduos Domésticos
Zona Rural CRONOGRAMA DA COLETA SELETIVA Resíduos Domésticos
? Vidros quebrados devem ser embalados, identificados e entregues nos dias da coleta do seco;
? Lâmpadas, pilhas e baterias devem ser entregues aos estabelecimentos que comercializam ou guardadas e entregues quando houver campanhas de recebimento e destinação;
? Eletroeletrônicos pós consumo podem ser entregues no Departamento Municipal de Meio Ambiente;
? Óleo de cozinha usado pode ser entregue para a APAE do município;
? É proibido queimar ou enterrar resíduos;
? O depósito irregular de resíduos pode causar danos irreversíveis ao meio ambiente e colocar em risco a saúde pública.
Dúvidas e/ou sugestões entrar em contato com o Departamento Municipal de Meio Ambiente através do número (55) 3551-2552.
CUIDE DO NOSSO AMBIENTE. FAÇA O DESCARTE CONSCIENTE!
Tenente Portela