A diretoria ficou assim composta:
Presidente: Jonas Martins;
Vice Presidente: Alaor De Carli;
Secretário: Régis Carniel;
Tesoureiro: Jeferson Méger;
Conselho Fiscal: Jesson Marchesan, Airton Perussato e José Almir de Carli.
Dois membros do Conselho Fiscal serão indicados pelo poder publico.
O desafio dessa primeira diretoria começa com a conclusão dos atos burocráticos de fundação e posteriormente passaram pela criação de maneiras de angariar recursos para sua manutenção. Com o passar do tempo, serão providos os cursos aos bombeiros voluntários, denominados sócios operacionais. Para a realização dos trabalhos, futuramente, será criado um regulamento, o qual será seguido pelos voluntários que atenderão na corporação. O estatuto aprovado na terça-feira, regulamenta as ações, direitos e deveres da associação sem fins lucrativos.
A ideia de criação dos bombeiros voluntários surgiu há algum tempo e tomou mais corpo depois do sinistro ocorrido no Supercolono Supermercado. Um grupo de trabalho tomou frente a ideia, organizando uma comissão provisória para debater os passos da associação que pretende atender Tenente Portela, Derrubadas, Vista Gaúcha, Barra do Guarita, Miraguaí, e futuramente, quem sabe, Redentora.
Desde 2013, o prefeito Elido Balestrin e o Vereador Itomar Ortolan tem lutado na esfera estadual pela implantação de um Corpo de Bombeiros Misto em solo portelense. Segundo eles, essa batalha continua sendo travada e caso haja um aceno positivo do governo do RS, os Bombeiros Voluntários da Grande Portela iriam fundir-se a essa corporação mista. Segundo o vereador Ortolan, o comando dos bombeiros já teria garantido um caminhão para Tenente Portela.
Tenente Portela