No mês de novembro foi realizado o LIRAa,( levantamento de índice rápido de Aedes Aegypti), em nosso município, onde é feito uma pesquisa por amostragem, com este levantamento realizado ficamos em médio risco, sendo o ponto mais crítico a região do Alto Portela onde foram encontrados maior número de focos do mosquito da dengue em relação a outras regiões da cidade. A falta de cuidados no armazenamento de águas de chuvas nesta região é uma das causas do grande número de focos do Aedes.
Todo cidadão precisa fazer sua parte; os cuidados são simples, por isto cada um de nós, precisa reservar uns minutinhos na semana, e dar uma olhada nos pátios,verificando se não existe nada que possa servir de criadouro de mosquitos, todos precisam se mobilizar contra a dengue, Zika vírus e febre Chikungunya , evitando que estes doenças cheguem até o nosso município.
O mosquito da dengue ataca principalmente durante o dia, primeiras horas da manhã e no final da tarde e também prefere locais sombreados, recomenda-se o uso continuo de repelente; se tiver febre alta, dor nas articulações, dor de cabeça manchas vermelhas pelo corpo, náuseas e vômitos, etc., sempre procure orientações médica, evitando sempre a automedicação. Os sintomas da dengue, febre Chikungunya e ZiKa vírus, são semelhantes, por este motivo, sempre procure um médico quando apresentar um ou mais destes sintomas.
FAÇA SUA PARTE... ESTA LUTA É DE TODOS NÓS.
Tenente Portela