Na
manhã de quarta-feira, 06 de janeiro, lideranças indígenas da Terra Guarita
coordenadas pelo Cacique Valdonês Joaquim, estiveram no gabinete do prefeito
Elido Balestrin mantendo tratativas da Secretaria Municipal do Índio, criada
através da Lei nº 2.332/2015. Os vereadores Rubens Antônio Marroni Furini e
Marcia Mueller, o coordenador da Cooperfamiliar Valmor Machado Soares, também
acompanharam o diálogo o Secretário de Administração Nilson Rosa Lopes e o
Diretor de Esporte e Lazer Cleber Giordani Tesche.
O prefeito solicitou aos indígenas que, juntamente com a Emater, Cooperfamiliar e outras entidades que realizam algum tipo de atividade dentro da terra indígena, confeccionem um projeto com as principais prioridades para a comunidade indígena, elencando os problemas existentes e as possibilidades de soluções, para que, num segundo momento, esse projeto seja encaminhado ao governo federal para análise. O objetivo desse pleito, segundo o chefe do executivo, é de buscar recursos da esfera federal para contribuir no desenvolvimento econômico e social da comunidade indígena.
Além disso, durante as tratativas, Cacique e Prefeito falaram sobre a Universidade Federal Fronteira Sul e a possibilidade da implantação de um campus exclusivo para índios a ser implantado numa das terras indígenas do sul do país, sendo a Terra Guarita em Tenente Portela o local com maiores chances de receber esse campus.
Em breve será indicado um nome para assumir a nova pasta que tem o objetivo de desenvolver e executar políticas sociais voltadas à comunidade indígena.
Tenente Portela