Equipes de endemias trabalham ativamente no combate ao Aedes Aegypti

Obras - Quarta-feira, 03 de Fevereiro de 2016


Equipes de endemias trabalham ativamente no combate ao Aedes Aegypti

Equipes de endemias trabalham ativamente no combate ao Aedes Aegypti

O trabalho é constante o ano todo, mas no verão, com o calor e as frequentes chuvas, a fiscalização dos agentes de endemias é intensificada no combate ao mosquito Aedes Aegypti, transmissor da dengue, Febre Chikungunya e o Zika Vírus. Um levantamento realizado pela 19ª Coordenadoria Regional de Saúde apontou que até o dia 28 de janeiro o município de Tenente Portela teve 49 focos do mosquito identificados nas amostras de água enviados ao órgão. Apesar de preocupante, o número indica que o combate está acontecendo de maneira eficaz, pois os locais são monitorados e qualquer foco ou recipiente de água parada é eliminado.

Conforme a Agente de Endemias Elisa Meri Wolf Grieleitow, o município de Tenente Portela possui 20 Pontos Estratégicos que recebem visitas a cada 15 dias e o tratamento mecânico e larvicida. Segundo ela, o tratamento mecânico consiste na eliminação da água parada, esvaziando recipientes e os organizando de maneira que não venham mais a manter água parada. O tratamento larvicida, somente aplicado pelos agentes de endemias, corresponde a aplicação de um produto químico que combate as larvas do Aedes Aegyptinos locais ou recipientes em que não é possível efetuar o tratamento mecânico.

De acordo com Elisa, os pontos estratégicos são aqueles locais onde é frequente a incidência de água parada, como borracharias, ferro velho, postos de lavagem de carros, empresas de material de construção e pré-moldados, o cemitério e outros locais.

A partir desta semana, os Agentes Comunitários de Saúde estarão atuando junto as residências efetuando o tratamento mecânico, quando necessário, bem como, levando orientações de prevenção a população.

"Faça sua parte! Não deixe água parada. Ajude a combater o mosquito Aedes Aegypti".


Prefeitura Municipal


Tenente Portela