O sábado, 13 de fevereiro, foi marcado como o Dia D de combate ao mosquito Aedes Aegypti, principal transmissor de dengue, chikungunya e zika virus. Em Tenente Portela, sob a coordenação da Secretaria Municipal de Saúde, funcionários, entidades e a comunidade em geral se mobilizaram no combate ao transmissor, eliminando focos de água parada, bem como dando orientações para a população quanto aos cuidados que devem ser tomadas nas residências, jardins e terrenos.
Conforme a Secretária de Saúde, Giovana Maciel, o Centro Municipal de Cultura foi transformado no QG do Mutirão, o qual contou com a participação dos servidores da secretaria de saúde, médicos das Estratégias de Saúde da Família, Departamento de Meio Ambiente, Emater e voluntários que atuaram no trabalho. Segundo Giovana, o objetivo do Dia D de combate ao Aedes teve como objetivo promover a conscientização, orientação e fiscalização com os moradores.
Ela destacou que equipes percorreram as ruas da cidade fazendo o contato com a população e distribuindo um folder explicativo. No mês de dezembro de 2015 foi realizada uma fiscalização mais intensa de combate ao mosquito e o Dia D serviu também como uma continuação deste trabalho. Giovana destacou que uma comissão criada para acompanhar os trabalhos efetuou um levantamento pontual dos maiores problemas e uma equipe passou a notificar proprietários de terrenos baldios que possibilitam a proliferação de vetores, para que façam a devida limpeza e evitem uma situação grave ligada ao Aedes Aegypti.
Tenente Portela