Para aperfeiçoar as práticas desenvolvidas pelos agentes comunitários de saúde do município de Tenente Portela, a Secretaria municipal de Saúde e Saneamento iniciou na manhã desta quinta-feira (15) no centro cultural a aula inaugural do curso de qualificação destes profissionais.
Além da presença maciça dos agentes de saúde do município, o ato inaugural contou com a presença do prefeito municipal Clairton Carboni, a Secretária da Saúde Cristiane Feyth, o delegado regional de saúde Fernando Francisco Panosso, a gerente do Senac Cristiane Perosa, a coordenadora da atenção básica da 19º Nair Schunn e a presidente do conselho municipal de saúde Ivete Ulrich. Segundo a Secretária municipal de Saúde Cristiane, a qualificação profissional é uma prioridade da administração municipal, que não mede esforços para buscar parcerias para capacitar e melhorar o atendimento feito com a população através dos profissionais da saúde do município.
O prefeito Carboni ressaltou a importância do curso para os profissionais. Esse curso é muito bom para ter uma qualificação e oferecer um melhor serviço para a população. É um orgulho trazer coisas boas para os profissionais da nossa cidade e ao serviço de saúde, estamos comprometidos em melhorar cada vez mais a qualidade no atendimento da saúde da nossa comunidade. Quem sai ganhando principalmente com essa capacitação é a população de Tenente Portela, frisou.
Esta atividade de capacitação é uma parceira feita através da 19º coordenadoria regional de saúde e será ministrada pelo SENAC da cidade de Três Passos e pelos profissionais da saúde do município de Tenente Portela, o qual deve durar quatro meses e prevê 400 horas/aula 250 em sala de aula e 150 horas na prática c/ 35 alunos participantes, feitas nos territórios de atuação dos profissionais, entre as principais atribuições estão as visitas domiciliares, momento no qual acompanham de perto a realidade das famílias, especialmente das mais vulneráveis.
Papel dos agentes comunitários - Entre as funções dos agentes comunitários de saúde está integrar as equipes de saúde da família, destacando-se na comunidade pela capacidade de se comunicar com as pessoas e pela liderança natural que exercem, tornando-se elo entre a equipe e a comunidade, em contato permanente com as famílias. Também está no papel do profissional a ligação cultural educativa na comunidade, a realização de mapeamento de sua área, cadastrar as famílias e atualizar permanentemente esse cadastro, identificando indivíduos e famílias expostos a situações de risco. Além disso, deve identificar áreas de risco, orientar as famílias para a utilização adequada dos serviços de saúde, encaminhando-as e agendando consultas, exames e atendimento odontológico, quando necessário, entre outras funções.
Tenente Portela