A Secretaria municipal de Saúde e Saneamento de Tenente Portela, em parceria com a Emater/Ascar, realizou na tarde desta quarta-feira dia (11), uma palestra sobre o uso de agrotóxicos e seus riscos para a saúde. O encontro foi ministrado pelo Agrônomo da Emater, Carlos Roberto Olczevsy, onde abordou vários assuntos relacionados aos riscos da utilização dos agrotóxicos tanto para a saúde do consumidor como para a do agricultor, além dos danos causados ao meio ambiente com a contaminação do solo e principalmente da água.
Segundo Roberto, alguns testes de laboratório, compravam a presença de agrotóxicos na água que bebemos, o Glifosato é um deles, e não existe um mecanismo que faça a separação do agrotóxico da água, a unidade de tratamento, apenas trata de eliminar micro-organismos da água, como por exemplo, coliformes fecais. Por isso a preocupação e o alerta a população, para que façam o uso correto destes produtos tóxicos no cultivo de grãos e entre outros.
De acordo com a ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), o Brasil, desde 2009 é o maior consumidor mundial de agrotóxicos, respondendo sozinho por 86% do uso desses produtos em toda América Latina, e o Rio Grande do Sul, segundo pesquisa realizada, está em 1º lugar no uso destes produtos nocivos a saúde, principalmente nos cultivos da soja, milho e trigo, gerando consequências, uma delas é o aumento de doenças como o câncer em produtores e consumidores. Estes e outros problemas advindos do uso de agrotóxicos foram abordados na palestra, que contou com a presença do prefeito Clairton Carboni, da primeira dama Geni Kasper Carboni , do vice Valdir, da Secretária da Saúde Cristiane Feyth, profissionais da saúde, agricultores, autoridades, representantes de entidades locais e demais pessoas da comunidade.
Tenente Portela