A falta de chuva nos últimos dias tem atingido a vida de muitas pessoas, seja por problemas no abastecimento de água para o consumo humano ou para o abastecimento para consumo dos animais, no qual, vem somando perdas significativas em muitas propriedades rurais, contabilizando prejuízos na produção, especialmente na atividade leiteira que já soma diminuição das pastagens de verão e com a implantação e o desenvolvimento das forrageiras de inverno.
Na produção agrícola ocorre o mesmo, culturas de verão como o milho, já sofreu com o clima desfavorável, e agora o trigo, que poderá sofrer atraso no plantio em caso deste quadro perdurar.
Segundo o Secretário do Desenvolvimento Rural, Mauro Ludwing, várias famílias do município já sofrem com falta de água, as principais localidades atingidas são: Alto Cordeiro de Farias, Capitel Santo Antônio, Linha da Paz, Linha Vargas, Baixo Azul, Linha São Luís, Setores da área Indígenas e escolas.
Para atenuar os prejuízos aos produtores rurais, a administração está realizando diariamente ações para garantir o fornecimento de água potável para consumo humano através de um caminhão pipa.
Conforme o Secretário de Desenvolvimento Rural, diversas medidas já foram tomadas para diminuir o impacto neste período de seca, muitos bebedouros foram abertos nas propriedades rurais, para amenizar a situação no fornecimento de água para o consumo animal.
O Prefeito Clairton Carboni, realizou uma reunião de emergência em seu gabinete, nesta quinta-feira, onde participaram o Vice-prefeito Valdir e os Secretários do Desenvolvimento Rural Mauro e Assistência Social Luiza e adjunto Ercílio, juntamente com a equipe da Defesa Civil do município, para buscar alternativas que possam amenizar este problema, especialmente as que vivem no campo, pois foram as mais atingidas com a falta de chuva.
Tenente Portela