Na manhã de quarta-feira, 14 de novembro, o prefeito Clairton Carboni, esteve na sede da Associação dos Municípios da Zona da Produção (Amzop), em Seberi, onde participou da reunião com prefeitos e gestores da Saúde, que discutiram as dificuldades enfrentadas pelos Hospitais da região, em destaque o hospital Santo Antônio de Tenente Portela, o qual atende muitos municípios pertencentes a AMZOP.
Os principais motivos apontados em reunião pelos prefeitos e os gestores, estão diretamente ligados a falta de repasses aos hospitais e municípios por parte do governo Estadual e federal, outro, é o valor tabelado no atendimento através do SUS "Sistema Único de Saúde", que a mais de 20 anos não sofre reajuste, tornando insustentável manter a qualidade e as especialidades no atendimento a população.
O prefeito de Tenente Portela apresentou aos gestores, a atual situação do Hospital Santo Antônio que passa por dificuldades em manter ativo o funcionamento das Unidades de Tratamento Intensivo, a UTI e a UCI.
O objetivo deste encontro é unir forças e buscar juntamente com os municípios conveniados ao H.S.A uma solução imediata que possibilite a continuidade do atendimento nas 17 especialidades oferecidas pelo Hospital Santo Antônio, e a reabertura das unidades de Terapia Intensiva.
No dias 20, 21 e 22 deste mês, uma comitiva formada por prefeitos da micro-região estará indo a Porto Alegre, seguindo a capital Federal Brasília, reivindicar recursos para Saúde.
Tenente Portela