Anualmente, a Federação das Indústrias do Rio de Janeiro, a FIRJAN, divulga dados referente a gestão Fiscal dos Municípios do País.
Construído com base em dados fiscais oficiais, relativo ao ano de 2018, declarados pelas próprias prefeituras, o índice é composto por quatro indicadores:
* Autonomia
* Gastos com Pessoal,
* Liquidez e
* Investimentos.
A metodologia do IFGF considera os quatro indicadores citados acima, em que a pontuação adotada varia de 0 a 1 ponto: Com base neles, cada cidade é classificada por conceitos.
Tenente Portela, é que possui o maior índice da região Celeiro alcançando Nível de EXCELÊNCIA em Gestão Fiscal.
Segundo o estudo, Tenente Portela está em 25º lugar no estado e em 140º no País, com um índice de Gestão de 0,8317. Demonstra que a Administração Municipal, sempre muito responsável e austera com os gastos, Investimentos e controle Administrativo, vem trilhando um caminho de desenvolvimento das políticas públicas dentro de uma regularidade e eficiência. Atual Administração, não mede esforços na condução dos trabalhos, pautados na seriedade, nas mudanças necessárias para chegar melhores serviços ao cidadão.
O Prefeio Clairton Carboni, destaca que este mérito se deve a Equipe de profissionais: Vice-Prefeito, Secretários, servidores e colaboradores que não medem esforços para atingir anualmente os objetivos. Parabéns a todos que acreditam no nosso município.
Tenente Portela