Dia 20 de novembro é o dia da Consciência Negra e a Escola Municipal Tenente Portela planejou, junto com sua equipe, oficinas referentes a esse dia. Ao todo foram 4 oficinas, onde grupos de alunos foram divididos para participar, separadamente, de cada uma delas.
A oficina HISTÓRIA E CULTURA AFRO-BRASILEIRA, reuniu informações de maneira dinâmica, adequadas a idade dos alunos participantes, que variaram entre turmas do 1º ano ao 5º ano. Nessa oficina, foram feitos estandes separados, onde em um primeiro momento contou-se brevemente a história da chegada dos povos africanos ao Brasil até sua libertação da escravidão e as dificuldades que enfrentou e ainda enfrenta para ter uma vida digna após a Lei Áurea. No estande sobre a cultura afro-brasileira foi exposto o carnaval, como uma festividade praticada pelos escravos no período colonial, também foi destacado a feijoada e a capoeira que se mostrava uma forma de luta e resistência, mas para não despertarem suspeitas, os escravos adaptaram os movimentos da luta aos cantos da África, fazendo tudo parecer uma dança. O terceiro estande foi uma rápida atividade sobre os famosos brasileiros e negros. Foram expostas imagens de famosos negros e a proposta da atividade era identificar a celebridade e mostrar como os negros estão ganhando seu lugar de destaque.
Para a conclusão dessa oficina foram mostrados três vídeos sobre a cultura afro-brasileira, o primeiro contando, com animações e técnica audiovisual o resumo do que foi explicado na oficina, o segundo trouxe uma história originária da África denominada O leão e o macaco e por fim, mostrou-se um vídeo impactante sobre uma experiência realizada com crianças envolvendo o racismo, o vídeo é emocionante e descreveu exatamente o que buscamos com o dia da Consciência Negra, repudio ao racismo e respeito mútuo a todas as raças.
Oficina de JOGOS POPULARES DA CULTURA AFRICANA: a Amarelinha Africana e o Shisima o Shisima, um jogo que teve origem e é praticado no Quênia, um país do leste africano. Na língua tiriki, a palavra Shisima quer dizer extensão de água. As peças são chamadas de imbalavali ou pulgas-d'água. As pulgas-d'água movimentam-se tão rapidamente na água que é difícil acompanhá-las com o olhar.
Oficina ABAYOMI: Nessa oficina os alunos assistiram um vídeo sobre a origem da boneca de pano chamada ABAYOMI, a qual é feita de retalhos e nós, símbolo da cultura africana que significa aquela que traz felicidade, logo após cada aluno confeccionou sua boneca. Foi um momento significativo resgatou a cultura do povo negro e o respeito as diversidades.
Oficina COLORINDO NOSSAS ORIGENS desenvolveu, atividades relacionadas com o respeito e a tolerância pelas diferenças culturais, existentes no bairro, na escola e nos demais ambientes. Nessa oficinafoi realizado a releitura da obra de Romero Brito, com esta atividade foram explorados os seguintes temas: artes, diversidade, sustentabilidade, ciências, história, valores, cultura, corporeidade, linguagens e geometria. Na oportunidade trabalhou-se com os órgão do sentido utilizando tinta em atividade de culminância do livro O cabelo de Lelê de Valéria Belém, montado cartazes.
As turmas de Educação infantil trabalharam diversas atividades sobre as cores de pele bem como a história A menina Bonita do Laço de fita, ilustrando a mesma, confeccionaram cartazes e a boneca ABAYOMI.
Esta reportagem foi escrita pela equipe de professores.
Tenente Portela