Na oportunidade, a psicóloga Elisângela Pelegrini Schneider, que trabalha na Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto - SMECD, explanou sobre o que é Saúde mental e que implica isso nos alunos que estejam passando por momentos difíceis, entre família e até dentro da escola. Segundo a OMS, um entre cinco adolescentes sofre de algum problema mental. Que podem vir a desenvolver mutilações, comportamentos agressivos, ingestão de substâncias ilícitas e álcool, alguns ainda tem isolamento social como forma de mostrar que não estão bem.
O que é imprescindível observar é as mudanças de comportamentos dos filhos/alunos, pois ai existe a possibilidade de prevenir algo mais grave, pois o cuidar, o olhar diferenciado para com esses adolescentes é necessário nesse momento tão delicado de suas vidas. São muitas mudanças físicas e emocionais pelas quais eles estão passando, e muitas vezes esses jovens não sabem como lidar com as referidas mudanças e acabam adoecendo.
Deste modo, a Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto esta trabalhando de forma preventiva esses temas, e terão novas palestras no ano de 2020 para dar continuidade ao trabalho de prevenção em saúde mental.
Tenente Portela