No decreto, fica determinada a suspensão pelo prazo de 14 dias, de todas as atividades comerciais e industriais em todo o território do município, exceto serviços essenciais como supermercados, farmácias, postos de combustíveis, padarias, fruteiras, silos de recebimento de produção agrícola, agropecuárias, incubadora, agroindústria e órgãos de imprensa. Mas estes deverão tomar as devidas medidas de prevenção determinadas pelos órgãos de saúde, assim como os meios de transporte público.
O Prefeito Carboni destacou que em reunião envolvendo o Poder Executivo, Ministério Público, Brigada Militar, ACI e Comitê Extraordinário de Saúde foi decidido criar este decreto, estamos tomando estas atitudes como forma de prevenção, pois temos a orientação da Organização Mundial da Saúde (OMS), do Ministério da Saúde e da Secretaria Estadual de Saúde, sabemos que isso afetará a economia, mas temos sim que, em primeiro lugar, nos preocupar com a saúde pública, com a coletividade, estamos muito preocupados, e por isso estamos tomando estas iniciativas para deixar a nossa população mais protegida, destacou o Prefeito.
A Secretária de Saúde e Saneamento, Micheli Vargas e o médico Dr. Humberto Diego Rodrigues, membros do Comitê Extraordinário de Saúde do Município, acompanharam o ato e destacaram que este é o momento da população ficar em casa, como a principal forma de prevenção, estamos organizando os serviços de saúde, em uma grande união entre a Secretaria de Saúde e o Hospital, para atender a nossa população, mas pedimos que não procurem os serviços de saúde sem necessidade, sem urgência, buscamos informações de outros locais, outros países, e estas atitudes podem evitar uma grande epidemia, disse a Secretária. A orientação agora é: fique em casa, se cuide, cuide dos seus familiares, evite contato com outras pessoas, busque a higienização correta, faça cada um a sua parte, destacou o Dr. Humberto.
Mirna Braucks, presidente da Associação Hospitalar Beneficente Santo Antônio, que também acompanhou a divulgação deste decreto, destacou que é preferível pecar por excesso do que por omissão, o vírus está aí, no país, no estado, e não podemos deixar chegar aqui, não podemos nos expor, um cuidado redobrado com os idosos, evitem aglomerações nas ruas e praças, se a epidemia chegar, não há estrutura de saúde que consiga atender uma grande demanda como está acontecendo em vários países, vamos levar a sério, mas sem desespero, disse dona Mirna.
É possível acompanhar toda a transmissão através da página da Prefeitura no Facebook/ prefeituradetenenteportela. O decreto na íntegra está disponível no site da Prefeitura, o endereço é www.tenenteportela.rs.gov.br, na aba Prefeitura, Decretos Executivos.
http://www.tenenteportela.rs.gov.br/downloads/decretos_executivos_d7l1c.pdf
Tenente Portela