A empresa contratada para o recolhimento dos resíduos da saúde realizou na tarde desta segunda-feira, 24, a primeira coleta após a assinatura do contrato com a Prefeitura de Tenente Portela. O serviço prevê, além da retirada nas unidades de saúde, a destinação final adequada, conforme determina a legislação.
O processo, homologado no último dia 14, vem sanar uma deficiência que o Município vinha enfrentando. No início da atual gestão foi constato de que o contrato de prestação deste serviço havia inspirado e portanto não se tinha nenhuma empresa habilitada para fazer a coleta. Por conta da complexidade do tema, até o mês de março, a Secretaria de Saúde realizou a contratação direta de uma empresa, que efetuou a coleta.
Neste período ocorreu o lançamento da licitação na modalidade pregão presencial. Foi necessário a realização de dois processos para que finalmente fosse concretizada a contratação do prestador do serviço. Como a licitação estava em andamento, neste último mês, os resíduos foram devidamente armazenados pela Secretaria de Saúde, tomando as devidas precauções para que os servidores não tivessem contato com o material. A preocupação maior foi com o ESF 2 (Postão), onde funciona também o Ambulatório Covid. Neste local, os resíduos foram depositados em uma sala com acesso restrito, reduzindo ao máximo o risco de eventual contaminação.
Pela prestação deste serviço, o Município repassará para a empresa o valor mensal de R$ 750 reais. Serão coletas quinzenais. A vigência do contrato é de um ano.
Fonte:
Assessoria de Comunicação
Secretaria Municipal de Administração, Planejamento e Comunicação Social
Prefeitura de Tenente Portela
Tenente Portela