VACINA PORTELA: MAIORIA DAS DOSES DA PFIZER SERÁ DESTINADA AOS TRABALHADORES DA EDUCAÇÃO

Saúde - Terça-feira, 25 de Maio de 2021


VACINA PORTELA: MAIORIA DAS DOSES DA PFIZER SERÁ DESTINADA AOS TRABALHADORES DA EDUCAÇÃO

 

A partir desta terça-feira, 25, Tenente Portela passa a aplicar a vacina da Pfizer-Biontech. Esta é a terceira em uso no Brasil. A população já estava sendo imunizada com a Coronavac, desenvolvida pela chinesa Sinovac em parceria com o Instituto Butantan, e a vacina da AstraZeneca, desenvolvida pela Universidade de Oxford e fabricada no Brasil pela Fiocruz. No lote recebido pelo Município nesta segunda-feira, 24, estão 144 doses.

 

Conforme a secretária de Saúde e Saneamento, Magna Sinhori, a vacina da Pfizer tem alta eficácia já após a primeira dose, mas seu processo de armazenamento é complicado, exigindo baixas temperaturas. Desta forma o sistema de vacinação será diferente. As doses serão aplicadas somente na sala de vacinas do ESF 2 (Postão). Não será possível visitas domiciliares ou aplicação em outros locais, como eventualmente vinha ocorrendo.

 

Outro detalhe importante repassado pela secretária, é que como as doses ficarão armazenadas em temperaturas de 2 ºC a 8 ºC, o prazo para uso diminui para apenas cinco dias. Segundo assim a aplicação deverá ocorrer no máximo até sexta-feira, 28.  Já a segunda dose será feita em 90 dias, seguindo determinação do Ministério da Saúde.

 

Magna Sinhori, informa que a maioria das doses será destinada para os trabalhadores da educação. A vacinação deste público-alvo ocorrerá na quarta-feira, 26. O sistema já está montado e contemplará professores da faixa etária de 40 a 59 anos que atuam no ensino fundamental (séries iniciais e finais) e no ensino médio. Cada escola (municipal e estadual) enviou a lista com os servidores que se enquadram neste grupo. Os educandários também já foram informados sobre o agendamento e o cronograma que será seguido para a imunização destes servidores.

 

Fonte:

Assessoria de Comunicação

Secretaria Municipal de Administração, Planejamento e Comunicação Social

Prefeitura de Tenente Portela

Prefeitura Municipal


Tenente Portela