TENENTE PORTELA: ENTIDADES APRESENTAM O PROGRAMA JUNTOS PARA COMPETIR

Desenvolvimento Econômico - Segunda-feira, 20 de Junho de 2022


TENENTE PORTELA: ENTIDADES APRESENTAM O PROGRAMA JUNTOS PARA COMPETIR

A piscicultura ganhou mais um aliado para fomentar a atividade em Tenente Portela. O Sistema Farsul/Senar vai desenvolver no Município o programa Juntos Para Competir. As entidades, que representam fortemente setor do agronegócio, terão como parceiros locais a Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Desenvolvimento Rural; o Sindicato Rural; e a Emater/RS-Ascar. O Sebrae também integra a parceria.

 

A apresentação do projeto ocorreu no Gabinete do Prefeito, na tarde da terça-feira, 14. A piscicultura é uma das cadeias produtivas que está em franca expansão em Tenente Portela, e o Juntos Para Competir visa oportunizar a capacitação e uma maior integração do setor, melhorando a qualidade dos produtos e agregando valor à produção. As ações desenvolvidas são relativas à tecnologia de produção e industrialização, ao acesso a mercados e à gestão.

 

Com a parceria consolidada o próximo passo será mobilizar os produtores para que ingressem no projeto. Depois começarão as atividades de formação e capacitação. Além de cursos práticos e teóricos, haverá consultorias presenciais, ou seja, os técnicos do programa visitarão as propriedades periodicamente para dar suporte aos produtores.

 

As ações do projeto não terão contrapartida financeira do produtor. Os recursos necessários serão bancados 100% pelo programa. Um comitê gestor composto por todas as entidades parceiras e produtores vai coordenar a execução das ações.

 

Atualmente o Município conta com um abatedouro de peixes e vários açudes. O prefeito Rosemar Sala, abraçou a ideia e acredita que ela vai resultar em aumento da produtividade e a rentabilidade e atrair novos produtores para a atividade. Além dele, participaram da reunião o vice-prefeito, Leônidas Balestrin; a presidente do Sindicato Rural e proponente do encontro, Marcia Mueller; o extensionista rural da Emater/RS-Ascar, José Rubens Hermann dos Santos; o vereador, Mauro Ludwig; e o técnico da Secretaria de Desenvolvimento Rural, Rovani Antônio Jaguszewski. Também compareceram o representante do programa Juntos Para Competir; Marcelino Colla; o gestor do Sebrae, Leandro Ritter; e o supervisor regional do Senar/RS, DIego Coimbra.

 

Assessoria de Comunicação | Prefeitura de Tenente Portela

Prefeitura Municipal


Tenente Portela