Uma ação em conjunto entre as Secretarias Municipais de Saúde e de Educação de Tenente Portela está buscando ampliar a cobertura vacinal contra a poliomielite e demais imunizantes que fazem parte do Calendário Nacional de Vacinação. Os pais ou responsáveis por crianças e adolescentes menores de 15 anos, estão sendo orientados a enviar para a escola a Caderneta de Vacinação, do filho. Com o documento em mãos, profissionais da Sala de Vacinas farão a conferência e informarão se estão em dia ou se tem alguma vacina em atraso.
A iniciativa começou a ser colocada em prática nesta semana a partir de encontro com as direções dos educandários do Município. “A ideia é simples: a Caderneta vai junto na mochila do aluno, o professor repassa para nossos profissionais da Saúde que analisam e colocam um bilhete informando sobre a doses que eventualmente precisam ser feitas”, destaca a secretária de Saúde. Conforme Magna Sinhori, a iniciativa esta baseada em nota técnica do Centro Estadual de Vigilância em Saúde. O órgão, vinculado a Secretaria de Saúde do Estado, quer que a Campanha Nacional de Multivacinação para Atualização da Caderneta de Vacinação seja intensificada.
Magna ressalta que nos últimos anos tem ocorrido a queda na série histórica das coberturas vacinais de crianças e adolescentes o que aumenta o risco de emergência de doenças imunopreveníveis e erradicadas, como a poliomielite, por exemplo. Estas ações visam alcançar a cobertura vacinal igual ou maior que 95% para a vacina da poliomielite na faixa etária de um a menores de 5 anos de idade, além de reduzir o número de não vacinados menores de 15 anos de idade e melhorar as coberturas vacinais, conforme o Calendário Nacional de Vacinação.
A Campanha Nacional de Multivacinação para Atualização da Caderneta de Vacinação de menores de 15 anos de idade teve início no dia 8 de agosto a se estenderá até o dia 9 de setembro.
Assessoria de Comunicação | Prefeitura de Tenente Portela
Tenente Portela