ZERA FILA: EM UM MÊS, LISTA DE ESPERA POR EXAMES REDUZIU EM 37%

Saúde - Terça-feira, 03 de Janeiro de 2023


ZERA FILA: EM UM MÊS, LISTA DE ESPERA POR EXAMES REDUZIU EM 37%

Há menos de um mês, a Prefeitura de Tenente Portela lançou o programa “Zera Fila”. A iniciativa, coordenada pela Secretaria Municipal de Saúde e Saneamento, foi implantada com o objetivo de atender 100% dos pacientes que estão na lista de espera de exames encaminhados através da Saúde Pública Municipal.

 

No dia 9 de dezembro eram 1.029 procedimentos que estavam na lista. Nesta segunda, 2, o número baixou para 648, ou seja, foram realizados 381 exames, o que representou o atendimento de 37% da demanda reprimida. Os dados foram divulgados pela gestora da Saúde Municipal, Lisete Bison. Conforme ela, foram investidos cerca de R$ 60 mil na contratação dos procedimentos junto ao CISA - Consórcio Intermunicipal do Noroeste do Estado do RS e ao CIMAU - Consórcio Intermunicipal do Médio Alto Uruguai.

 

A meta é efetivamente zerar a fila de até o início de março. Para que isso aconteça, o mutirão será intensificado ainda mais nos próximos dias. O prefeito Rosemar Sala, que tem acompanhado de perto o andamento do “Zera Fila”, já garantiu R$ 200 mil para o programa.

 

RESULTADOS DO PRIMEIRO MÊS DO ZERA FILA

 

O exame de OCT (tomografia de coerência óptica) foi o que atingiu o maior percentual da meta: 85%. Dos 40 procedimentos que estavam na fila, 34 foram realizados. Mamografia com 79%; endoscopia com 78% e ressonância com 63%, também alcançaram percentuais significativos.

 

Entre os que precisam avançar estão os de ultrassom (26%); eco doppler (23%) - ecografia que permite avaliar o fluxo dos vasos sanguíneos; e colonoscopia (12%). Já o exame de audiometria/emitanciometria, não foi possível realizar nenhum procedimentos em dezembro em função da escassa oferta do serviço neste período. Agora em janeiro, já estão ocorrendo agendamentos.

 

Assessoria de Comunicação | Prefeitura de Tenente Portela

 

Prefeitura Municipal


Tenente Portela