O bárbaro ataque a uma creche em Blumenau - SC, ocorrido no último dia 05, gerou comoção em todo o país. O triste episódio também serviu para mobilizar gestores públicos na implementação de medidas capazes de impedir que fatos como este voltem a se repetir.
Em Tenente Portela, a Secretaria Municipal de Educação e Cultura, promoveu reuniões com os pais, com trabalhadores da educação e com autoridades da área de segurança pública. Conforme a titular da pasta, as primeiras ações foram direcionadas para as condições físicas das escolas. Gicelda Berghetti Denes aponta que os 10 educandários que integram a rede municipal já vêm recebendo melhorias para qualificar as estruturas e garantir maior segurança. “Todas elas foram reavaliadas e algumas adequações imediatamente efetuadas”, salienta.
Outra iniciativa foi a designação de vigias para atuar em horário escolar. Nesta questão, a Brigada Militar, atendendo determinação do Governo Estadual, intensificou as patrulhas e tem estado presente diariamente em estabelecimento de ensino do Município, incluindo a rede estadual.
Conforme a secretária de Educação, a formação dos servidores também recebeu atenção especial. Neste sentido ocorreu no dia 13 um evento que tratou da “segurança escolar” e reuniu diretores, professores, monitores e demais trabalhadores das escolas. “O momento é de mobilização e respostas rápidas, porém, temos que evitar o pânico. É preciso agir com responsabilidade. E é isso que estamos fazendo”, pontua.
Gicelda também reforça a importância da participação do pais. “A segurança dos filhos começa em casa. É fundamental que o comportamento seja acompanhado de perto pelos pais”, destaca. A secretaria disse que o Município segue monitorando permanentemente a questão e novas medidas poderão ser adotadas.
Assessoria de Comunicação | Prefeitura de Tenente Portela
Tenente Portela