Texto Maior
Texto Maior
Texto Maior
Texto Menor
Texto Menor
Texto Normal
Texto Normal
Contraste
Contraste
Libras
Atalhos
Acesso à informação
Acesso à informação
Libras
Mapa do Site

Tenente Portela, sexta-feira, 15 de maio de 2026 Telefone (55) 3551-3400 /

Atendimento Atendimento: Manhã 8h às 12h - Tarde 13h30min às 17h30min

Idioma

Quin
14/05
Parcialmente Nublado
Máx 21 °C
Min 8 °C
Índice UV
0.0
Sext
15/05
Parcialmente Nublado
Máx 22 °C
Min 11 °C
Índice UV
0.0
Sáb
16/05
Parcialmente Nublado
Máx 22 °C
Min 11 °C
Índice UV
0.0
Domi
17/05
Parcialmente Nublado
Máx 23 °C
Min 13 °C
Índice UV
0.0

Saúde - Quarta-feira, 11 de Abril de 2018

Buscar Notícia

Notícias por Categoria

Palestra aborda os riscos da utilização de agrotóxicos para a saúde humana e ambiental

Palestra aborda os riscos da utilização de agrotóxicos para a saúde humana e ambiental


Palestra aborda os riscos da utilização de agrotóxicos para a saúde humana e ambiental

Palestra aborda os riscos da utilização de agrotóxicos para a saúde humana e ambiental

A Secretaria municipal  de Saúde e Saneamento  de Tenente Portela, em parceria com a Emater/Ascar, realizou na tarde desta quarta-feira  dia  (11), uma palestra  sobre o uso de agrotóxicos e seus riscos para a saúde. O encontro foi ministrado pelo  Agrônomo da Emater, Carlos Roberto Olczevsy, onde abordou vários assuntos relacionados aos riscos da utilização dos agrotóxicos tanto para a saúde do consumidor como para a do agricultor, além dos danos causados ao meio ambiente com a contaminação do solo e principalmente da água.

Segundo Roberto, alguns testes de  laboratório, compravam a presença de agrotóxicos na água que bebemos, o Glifosato  é um deles,  e não  existe um mecanismo que faça a separação  do agrotóxico da água, a unidade de tratamento,  apenas trata  de eliminar micro-organismos da água, como por exemplo, coliformes fecais.  Por isso  a preocupação e o alerta a população, para que façam o uso correto destes produtos tóxicos no cultivo de grãos e entre outros.

 De acordo com a ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), o Brasil, desde 2009 é o maior consumidor mundial de agrotóxicos, respondendo sozinho por 86% do uso desses produtos em toda América Latina, e o Rio Grande do Sul, segundo pesquisa realizada, está  em 1º lugar no uso destes produtos nocivos a saúde, principalmente  nos cultivos da soja, milho e  trigo,  gerando consequências, uma delas é o aumento de doenças como o câncer em produtores e consumidores.  Estes e outros problemas advindos do uso de agrotóxicos foram abordados na palestra, que contou com a presença do prefeito Clairton Carboni, da primeira dama Geni Kasper Carboni , do vice Valdir, da Secretária da Saúde Cristiane Feyth, profissionais da saúde, agricultores, autoridades, representantes de entidades locais  e demais pessoas da comunidade.


779 Visualizações

Notícias relacionadas

Voltar para a listagem de notícias

CALENDÁRIO DE EVENTOS

ACOMPANHE-NOS

UNIDADES FISCAIS

Fique por dentro dos índices - ver todas

Nenhuma unidade fiscal cadastrada no momento!

Versão do sistema: 2.0.0 - 15/05/2026

Portal atualizado em: 14/05/2026 15:13:11

Prefeitura Municipal de Tenente Portela - RS.
Usamos cookies para melhorar a sua navegação. Ao continuar você concorda com nossa Políticas de cookies e Termos e condições gerais de uso.