.
Acessibilidade
.
.
.
.
.
O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras
.
.
.
Notícias por Categoria
O prefeito em exercício de Tenente Portela, Claudenir Scherer, acompanhado da secretária de Saúde e Saneamento, Giovana Maciel, e demais secretários municipais, participou de dois importantes momentos para a saúde pública no município.
Na terça-feira, 20, foi inaugurado o Serviço Especializado de Referência à Saúde da Mulher (SERMulher), instalado no Hospital Beneficente Santo Antônio. A estrutura é voltada ao cuidado integral da saúde da mulher, desde a prevenção e promoção até o diagnóstico e tratamento de doenças como câncer de colo do útero e de mama, além da investigação de casos de endometriose, infertilidade e climatério.
A previsão é de que o serviço realize anualmente 1.680 primeiras consultas médicas, 2.592 consultas com equipes multiprofissionais e 7.740 exames e procedimentos, contribuindo significativamente para a redução das filas de atendimentos especializados no município. Para viabilizar a implantação, a Secretaria Estadual da Saúde (SES) repassou R$ 200 mil em parcela única, além de garantir um custeio mensal de R$ 125 mil.
Já nesta quarta-feira, 21, a comitiva da Prefeitura esteve presente na inauguração do Ambulatório de Saúde Indígena, também na estrutura do Hospital Santo Antônio. A unidade foi criada para atender a população da Terra Indígena Guarita e faz parte de um grupo pioneiro no Estado que passou a receber cofinanciamento por meio do Programa Assistir.
Essa iniciativa visa à implementação de equipes especializadas nas unidades hospitalares, com o objetivo de qualificar o acolhimento, o atendimento e o acompanhamento da comunidade indígena na rede de atenção especializada. O ambulatório foi incluído no programa em dezembro de 2024, por meio da Portaria SES 688/2024, e habilitado em janeiro de 2025, juntamente com outro serviço em Passo Fundo, no Hospital São Vicente de Paulo.
De acordo com a área técnica da SES, a implantação do serviço representa o reconhecimento da diversidade dos povos indígenas, assegura o direito ao cuidado diferenciado e reforça o compromisso com a equidade em saúde. A proposta valoriza os saberes tradicionais, fortalece os vínculos com as comunidades e reafirma os princípios de universalidade e integralidade que orientam o Sistema Único de Saúde (SUS).
Ambos os atos contaram com a presença da presidente da Associação Hospitalar Beneficente Santo Antônio, Mirna Braucks, e da secretária estadual da Saúde, Arita Bergmann, que destacaram o avanço na regionalização dos serviços e o compromisso com a saúde da mulher e da população indígena.
Assessoria de Comunicação | Prefeitura de Tenente Portela
.
.
.
.