Administração - Quinta-feira, 12 de Dezembro de 2019

Auditoria Fiscal de Tenente Portela torna-se referência para outros municípios

O Setor de Auditoria Fiscal de Tenente Portela tornou-se uma referência positiva na região. Fato justificado pela procura de outros municípios em acompanhar as rotinas de trabalho do setor. Na última segunda-feira, 09 de dezembro, a Auditora Fiscal de Campo Novo, Michele Feltes, esteve acompanhando o trabalho das auditoras do município portelense, Cássia Giacon e Karen Loíse Fontaniva de Lima Dumke. Há alguns meses, a responsável pelo setor em Iraí, Silmara Ubrik também visitou Tenente Portela com a finalidade de colher orientações quanto aos procedimentos e legislação.

Entre os principais objetivos do Departamento de Auditoria Fiscal estão o planejamento, organização, normatização e execução de atividades inerentes à melhoria da arrecadação tributária, através de ações de fiscalização e cobrança administrativa de impostos, contribuição de melhorias e demais prestações compulsórias de natureza tributária, previstas em lei. Cássia e Karen destacam o novo código tributário, em vigor desde 2014, como uma ferramenta importante para o desenvolvimento das atividades, bem como as campanhas organizadas pela administração, como o Programa Consciência Fiscal e o PREFIZ (Programa de Regularização Fiscal) que garantiu descontos nas multas e juros para o pagamento de dívidas ativas, para os contribuintes que efetuaram negociação entre 15 de janeiro a 30 de março de 2018.

Outro ponto importante destacado pelas auditoras para este reconhecimento é a implantação da Nota Eletrônica através do site da prefeitura municipal, contribuindo para as melhorias constantes nos índices de arrecadação. Além disso, a emissão das guias de IPTU, ISS entre outros impostos através da página oficial na internet, atrelada ao pagamento em agencias bancárias, garante maior agilidade e eficiência na quitação de tributos.

A Secretária de Administração e Planejamento, Adriane Cristina Schossler Morais, que responde atualmente pela fazenda municipal, credita essa referência dada ao município pela qualificação da equipe de trabalho, não só no setor de tributação, mas nos demais setores da prefeitura. "Viemos em constante evolução a cada ano em todos os setores, temos aprovação do Tribunal de Contas do Estado e assim, os demais municípios acabam vendo em Tenente Portela um exemplo de boa gestão, transparente e eficiente, isso graças ao trabalho e comprometimento dos servidores", destacou Adriane.

O Setor de Tributos da prefeitura municipal funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h30min às 17h30min, orientando e informando os contribuintes.