Administração - Sábado, 10 de Abril de 2021

TENENTE PORTELA: 100 DIAS DE GOVERNO

TENENTE PORTELA: 100 DIAS DE GOVERNO

Neste 10 de abril completamos 100 dias de gestão. O tempo tem sido de afirmação e de muito trabalho. Quem nos escolheu para estar aqui, o fez motivado pela mudança, e passada esta etapa, acreditamos que é possível perceber que a mudança vem acontecendo. Ela está presente na forma de administrar o Município que tanto amamos.  Ela se consolidada no jeito de tratar o povo. A caminhada está apenas começando, mas a convicção é de que os primeiros passos foram firmes e seguros na direção certa.

Cada dia, um novo desafio. Ainda mais neste momento de luta pela vida. A Covid é impiedosa e geradora de uma crise sem precedentes em todos os lugares. A doença provocou perdas irreparáveis em dezenas de famílias portelenses, as quais reiteramos nossos sentimentos de pesar.

Inevitavelmente, a pandemia é tema presente na nossa rotina diária. Para enfrentá-la, investimos para garantir o funcionamento eficiente de nossos serviços públicos de saúde. Aportamos recursos para o Hospital Santo Antônio e montamos um verdadeiro mutirão para vacinar a nossa gente, o mais rápido possível. Até o momento, recebemos mais de 6.500 doses e seguramente já imunizamos, com ao menos uma, aproximadamente 30% da nossa população. Queremos vacinar mais e temos o nosso plano próprio para a aquisição de 5.600 doses. Caso a União não dê conta do recado, faremos o investimento.

Devido as consequências deste terrível vírus, a efetivação de novas políticas públicas teve que dividir as atenções com a adoção de medidas de combate a pandemia.  Mesmo assim, com o foco na saúde, sem descuidar das demais áreas, acreditamos que o Governo finaliza esta etapa com saldo positivo. Fundamental para isso é a relação de respeito e diálogo que mantemos com os trabalhadores de todos os setores da Prefeitura. Nossa via com os servidores é de duas mãos. O comprometimento é mútuo.

Pegamos um Município com várias obras iniciadas, na prática ou no papel. Antes de lançar qualquer novo projeto, e temos os nossos, priorizamos tocar estes que foram herdados. Estamos acompanhando de perto e podemos garantir que estão avançando, não ainda no ritmo desejado, mas vamos acelerar. Em outra frente, implantamos um mutirão de revitalização dos espaços públicos e das vias urbanas. O “tapa no visual” já pode ser notado. Ainda há muito a fazer, e faremos. Para nós, zelar pelo bem público é uma ação permanente que, portanto, precisa ser praticada todos os dias, pelos gestores e pelo cidadão.

O acesso ao mercado de trabalho, mesmo em meio as incertezas, está sendo facilitado e resultou nestes 100 dias na geração de mais de 50 novas vagas diretas, na iniciativa privada. Pouco ainda, diante do compromisso assumido, mas é só o começo, muito em breve outros postos serão abertos, inclusive para recolocar aqueles que perderam o emprego. Confiamos nas vocações de nossa gente e no potencial de nossa terra.

Direcionamos um olhar especial para as áreas essenciais. Ajustamos o que era preciso, mantivemos o que vinha dando certo. Desta forma adaptamos a nossa rede pública a nova forma de ensinar. Enquanto não é possível o contato direto em sala de aula, seguimos com a ensino remoto. Não esquecemos do nosso compromisso social. Quem mais precisa, está tendo o amparo. Sabemos que é preciso ampliar, e não mediremos esforços para oportunizar vida digna a todos os portelenses.

O momento crítico nos impediu um contato mais próximo com a população. As restrições sanitárias, no entanto, não inviabilizaram a nossa presença em vários lugares. Literalmente temos colocado o “pé na estrada” para acompanhar de perto as ações do Governo. Determinamos esforço total na recuperação de estradas e no incremento dos serviços de apoio as atividades produtivas do setor agropecuário. Tem muito trecho a ser recuperado, tem muito cascalho para ser rolado, tem empreendimento a ser viabilizado. Gradativamente chegaremos lá.

É fundamental que se diga que tudo o que nos trouxe até aqui, serve de base para tudo aquilo que queremos e vamos fazer daqui para frente. Por isso, tão importante quanto falar dos 100 dias, é projetar os próximos 100, 200, 300 dias, e assim por diante. O período que se avizinha será ainda mais decisivo, haja vista que precisamos implantar ações certeiras que recuperem o terreno perdido por conta da pandemia.

O cidadão portelense, pode ter certeza: seguiremos preservando vidas, mas também reforçaremos as medidas que estanquem o revés econômico e que nos coloquem novamente no caminho do desenvolvimento. De forma responsável, sem comprometer nosso futuro, investiremos ainda mais na retomada econômica e social. Sempre é claro, ouvindo o povo e procurando atender os seus anseios, afinal só estamos aqui pela vontade dele.

Finalizamos esta mensagem alusiva ao 100º dia de nosso Governo agradecendo o apoio, o engajamento e a compreensão de todos. Vamos seguir juntos trabalhando cada vez mais, afinal, como diz o trecho do nosso hino que se tornou o lema de nossa gestão: Tenente Portela é o “orgulho de nossa gente”.

Rosemar Sala | prefeito

Leônidas Balestrin | vice-prefeito