Desenvolvimento Econômico - Sexta-feira, 23 de Julho de 2021

“PREFEITO NA ESTRADA” VISITA PROPRIEDADE DESTAQUE NA PRODUÇÃO DE MORANGOS"

24ª edição, realizada no sitio da família Bachinski, em Linha Turvo, teve a frente o vice-prefeito Leônidas Balestrin.

“PREFEITO NA ESTRADA” VISITA PROPRIEDADE DESTAQUE NA PRODUÇÃO DE MORANGOS

Com a viagem de Rosemar Sala a Porto Alegre, o “Prefeito na Estrada” desta semana contou com a participação pelo vice-prefeito, Leônidas Balestrin. E a 24ª edição foi especial. Realizada na tarde da última sexta-feira, 16, ela foi marcada por uma visita ao sítio da família Bachinski, na localidade portelense de Linha Turvo.

Nesta propriedade, o vice-prefeito, acompanhado do secretário de Desenvolvimento Econômico, Leonardo Siqueira, e de técnicos do escritório local da  EMATER/RS -Ascar, teve a oportunidade de conhecer a principal atividade que está sendo desenvolvida no local: a produção de morangos, realizada através do sistema semi-hidropônico. O cultivo utiliza alta tecnologia e o manejo adequado tem possibilitado uma produção considerável que deve superar as 20 toneladas/ano.

O produto está sendo comercializado em vários municípios da região, e a intenção dos produtores é ampliar. É aí que entra o apoio do poder público. Anédio Bachinski projeta a implantação de novas estufas e a instalação de uma câmara fria. A Secretaria de Desenvolvimento Econômico buscará a viabilização do projeto, assegura o titular da pasta, Leonardo Siqueira.

Com a expectativa de aumento da produção, será possível conquistar outros mercados, além do regional. Mais mais morangos, será necessário mais gente para trabalhar. Atualmente, entre membros da família e colaboradores, a atividade tem envolvido cerca de 10 pessoas.

Para o extencionista da Emater, Luciano Juris, a família Bachinski também serve de exemplo na questão da sucessão rural. Anédio e a esposa Cléia, chegaram a trabalhar cidade, mas voltaram para o interior para “tocar” o negócio, garantido que a propriedade seguisse produzindo. Esta situação, inclusive, pautou uma reportagem exibida nível nacional pela Record TV.

O vice-prefeito garantiu que o Município buscará meios de garantir o apoio necessário para que atividade prospere ainda mais. “Assim como a família Bachinski, a Administração Municipal será parceira de todos aqueles que querem ver Portela crescendo”, destacou Nide Balestrin.

O “Prefeito na Estrada”, além de acompanhar as obras e ações do Governo Municipal, também tem a finalidade de destacar iniciativas positivas que fomentam o desenvolvimento o Município.

Assessoria de Comunicação | Prefeitura de Tenente Portela