Desenvolvimento Econômico - Sexta-feira, 24 de Setembro de 2021

MAIS DE 100 EMPRESAS JÁ SOLICITARAM RECURSOS DO PROGRAMA PORTELA JURO ZERO

Iniciativa lançada pelo Governo Municipal credenciou três instituições para operar: Cresol, Sicredi e Sicoob.

MAIS DE 100 EMPRESAS JÁ SOLICITARAM RECURSOS DO PROGRAMA PORTELA JURO ZERO

Em oito dias úteis de operação, mais de 100 empresas procuraram a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo para formalizar o interesse em obter microcrédito através do programa Portela Juro Zero. A maioria atua na área comercial e pleiteia o empréstimo de até R$ 10 mil. O titular da pasta, Leonardo Siqueira, avalia positivamente a procura. Conforme ele, os primeiros 58 requerimentos já foram submetidos a avaliação do Comitê Empreender. Destes, 53 preenchiam os requisitos e receberam os termos de concessão que habilita para a contratação do empréstimo junto as instituições credenciadas.

Na próxima segunda-feira, 27, uma nova reunião ocorrerá para a análise de outros 50 requerimentos. De acordo com o secretário de Desenvolvimento Econômico, além da Cresol e da Sicredi, agora também a Sicoob está habilitada para operar o Portela Juro Zero. O prefeito tem acompanhado de perto o andamento do programa. Rosemar Sala defende a necessidade de agilidade nos encaminhamentos para que este recurso chegue o mais rápido possível aos empreendedores contemplados.

PORTELA JURO ZERO: O programa oferece empréstimo especial para Micro Empresas (ME), Empresas de Pequeno Porte (EPP), Micro Empreendedores Individuais (MEI) e agroindústrias familiares. O valor disponibilizado é de até R$ 10 mil, quando a atividade é do ramo comercial, e de até R$ 3 mil, quando a atividade é de prestação de serviço.

A iniciativa, implantada pelo Governo Municipal, destina-se a empresas locais que iniciaram as atividades até 31/12/20 e que tenham sido consideradas atividades não essenciais. A data limite para requerer o empréstimo é o dia 30/11/21 ou até atingir o volume máximo de contratação, que é de R$ 1 milhão.

A empresa pagará apenas o capital contratado em até 36 meses, tendo dois meses de carência. Os juros e correções serão 100% subsidiados pelo Município. O primeiro passo é formalizar o interesse junto a Secretaria de Desenvolvimento Econômico (fone 3551 1863). É necessário apresentação do Cartão CNPJ, o Certificado de MEI ou contrato social, alvará de localização e funcionamento e certidões negativas de débitos municipais e federais.

Assessoria de Comunicação | Prefeitura de Tenente Portela