Administração - Terça-feira, 25 de Outubro de 2022

PREFEITO RECEBE REPRESENTANTES DOS BOMBEIROS VOLUNTÁRIOS

No encontro, que teve a participação de integrantes da Voluntersul, Rosemar Sala reafirmou que o Município está buscando uma forma legal para firmar parceria com a associação.

PREFEITO RECEBE REPRESENTANTES DOS BOMBEIROS VOLUNTÁRIOS

O tema “bombeiros voluntários” foi pauta novamente de reunião realizada no Gabinete do Prefeito. No encontro, ocorrido na manhã desta terça-feira, 25, Rosemar Sala recebeu integrantes da associação recentemente criada em Tenente Portela e de representantes da Voluntersul. Além do prefeito, também participou o secretário de Administração, Planejamento e Comunicação Social, Paulo Farias.

De saída, o prefeito reforçou que o Município segue buscando uma alternativa legal e viável que possibilite a efetivação de uma parceria com a entidade local. Quanto a eventual cedência do caminhão de bombeiros que pertence ao Município, Sala reiterou que este tema tem sido tratado com muita responsabilidade pela Administração. “Valorizamos o trabalho deste grupo de voluntários, temos o maior interesse em resolver o impasse sobre o caminhão, mas não podemos agir no impulso. Precisamos de uma base legal sólida que evite complicações para o Poder Público e para o gestor”, destacou.

Pela Associação de Bombeiros Voluntários estiveram o presidente, Cássio dos Santos; o vice, Tiago Wisniewiski; e a secretária, Rudinéia Salla. A Voluntersul (Associação dos Bombeiros Voluntários do RS), foi representada pelo diretor-presidente, Anderson Jociel da Rosa; e pelo diretor jurídico, Paulo Ricardo Berbigier.

Rosemar Sala disse que compreende a inquietação dos integrantes da entidade, mas reforça que não é na base da pressão que se resolverá uma questão que se arrasta há muitos anos. “O que temos visto é que tem se tentando jogar a população contra a Administração. Isto não contribui em nada para o entendimento e muito menos vai acelerar este processo”, pontuou. Esta conduta, também foi considera equivocada pelos dirigentes da Voluntersul, que defendem que a implantação e manutenção de qualquer serviço desta natureza necessita do apoio do Poder Público.

O mandatário portelense salientou que deste o início do atual Governo a matéria  é trata com a devida importância. Ele relatou que primeiramente tem se buscado viabilizar uma parceria com a microrregião, para que o serviço também atendam as cidades vizinhas e que estas auxiliem no custeio da compra do caminhão. Paralelamente, seguem as tratativas jurídicas que permitam a cedência do veículo e a eventual destinação de recursos para a Associação. Sem essa definição, o Município não pode repassar o caminhão. “Hoje o veículo somente pode ser conduzido pelo servidor designado. A legislação determina que seja assim”, ressaltou o prefeito.

Do encontro ficou definido, que a Associação seguirá mantendo os serviços voluntariamente e o Município intensificará ainda mais a busca de uma solução. O prefeito, não estabeleceu prazo, mas acredita que a questão deverá estar resolvida em breve. A Voluntersul, que se colocou a disposição do Executivo, seguirá auxiliando o grupo de bombeiros voluntários local. “Nossa pressa em sanar esta situação não pode ser maior do que a nossa responsabilidade em fazer as coisas dentro da lei”, concluiu Rosemar Sala.

Assessoria de Comunicação | Prefeitura de Tenente Portela