Administração - Quarta-feira, 09 de Novembro de 2022

IBGE APRESENTA DADOS PRELIMINARES DO CENSO 2022 EM TENENTE PORTELA

Balanço mostra que contagem populacional já alcançou 10.979 portelenses. Na Terra Indígena do Guarita coleta deverá começar em breve.

IBGE APRESENTA DADOS PRELIMINARES DO CENSO 2022 EM TENENTE PORTELA

O Censo 2022 registrou até o momento 10.979 pessoas domiciliadas em Tenente Portela. O número faz parte do balanço divulgado nesta terça-feira, 8, durante a segunda reunião de Planejamento e Acompanhamento do Censo 2022, realizada no Gabinete do Prefeito.

O  encontro teve a presença do coordenador regional do IBGE, Willian Matheus Heineck, que apresentou os números preliminares, haja vista que a coleta seguirá até o próximo mês. Também participaram do encontro integrantes do Governo Municipal e representantes de instituições locais.

O coordenador relatou a metodologia adotada pelo instituto. Conforme ele o território de Tenente Portela foi dividido em 34 setores, sendo que em 22 o trabalho foi concluído. Dos 12 restantes, em 10, o levantamento está em andamento e em dois ainda não foi iniciada. Estes setores ainda sem dados compreendem a Terra Indígena do Guarita.

Além de apresentar o balanço parcial, o encontro visou definir a estratégia de levantamento dos dados no território indígena. Ficou acordado que na próxima quarta-feira, 16, ocorrerá uma nova reunião que contará com a presença de lideranças indígenas. A intenção é organizar o “mutirão” que possibilite a visita dos recenseadores em todas as residências situadas na TI do Guarita.

O prefeito Rosemar Sala estima que a população de Tenente Portela deverá apresentar um ligeiro crescimento em relação a estimativa de 2021, que é de 13.385 habitantes. Isto será fundamental para que o Município possa manter e até mesmo ampliar a sua participação no FPM - Fundo de Participação dos Municípios, a principal fonte de transferências de recursos da União.

Em função disso, além apoiar o trabalho que o IBGE vem realizando até aqui, o prefeito determinou o engajamento dos gestores municipais no sentido de contribuir para que nenhum portelense fique de fora do Censo. Concluída a coleta, haverá uma chamamento focado naqueles que eventualmente não tenham sido entrevistados, para que procurem o posto do IBGE. O órgão funciona junto a Escola Estadual Cléia Salete Dalberto.

Assessoria de Comunicação | Prefeitura de Tenente Portela