Administração - Segunda-feira, 06 de Fevereiro de 2023

PREFEITURA JÁ INVESTIU R$ 630 MIL NO AUXÍLIO ALIMENTAÇÃO DOS SERVIDORES DE TENENTE PORTELA

Montante representa o valor destinado para a aquisição da Cesta Básica e da Cesta Verde. Produtos remanescentes são doados para entidades.

Na tarde da última sexta-feira, 03, o prefeito Rosemar Sala participou da entrega de cestas básicas para o Hospital Santo Antônio e a para a Associação Beneficente Nova Vida. No total foram sete, cada uma composta por 17 produtos de alimentação e de higiene e limpeza. Elas são oriundas do programa Auxílio Alimentação dos Servidores Municipais de Tenente Portela que estabelece que aquelas que não são retiradas pelos beneficiados, devem ser doadas para entidades do Município.

Com o repasse feito para as instituições, foi finalizada a sétima distribuição da Cesta Básica. A iniciativa foi implantada em junho do ano passado e desde então, a cada trinta dias, são feitas as entregas que contemplam os servidores ativos da Prefeitura. Cada uma vale R$ 155,17, e a compra ocorre em empresa local vencedora de processo licitatório. Para o prefeito, o programa é uma das grandes ações de valorização dos trabalhadores do serviço público, desenvolvidas pelo Governo Municipal.

Os dados corroboram com a avaliação de Rosemar Sala e confirmam o impacto positivo deste programa. Em sete meses, foram entregues 3.166 cestas que representaram o investimento de R$ 491.268,22. A estes números devem ser acrescidos a Cesta Verde. A iniciativa ocorre em paralelo e as entregas são trimestrais. Cada uma é formada por 12 itens adquiridos de agroindústrias e de agricultores familiares locais. O investimento é de R$ 150,00 por cesta. As duas entregas feitas até aqui totalizaram 952 cestas, ou seja, mais R$ 142.800,00 que beneficiaram os servidores e fomentaram a agricultura familiar do Município.

Somando o que foi investido na compra das duas cestas, se alcança a cifra de  R$ 634.068,29. Nos sete meses, em média, 452 servidores foram beneficiados, o que corresponde a um repasse individual médio de R$ 1.402,80. “É praticamente um 14º salário para a maioria do nosso quadro efetivo”, destaca o chefe do Executivo.

Outro indicador que mostra que a iniciativa vem cumprindo os seus objetivos está no aumento gradativo do número de servidores contemplados. A lei que instituiu o programa criou regras para o benefício, ou seja, para ganhar, o trabalhador deve cumprir as suas obrigações funcionais. Atestados em excesso e faltas injustificadas, entre outros critérios, cortam o auxílio.  Na primeira entrega, 93 servidores perderam o direito, na mais recente, este número caiu para 43. Os gráficos a seguir mostram esta evolução.

Conforme o prefeito, a implantação de um auxílio ou vale-alimentação era uma promessa que vinha sendo feita nos últimos 20 anos, em Tenente Portela. Este compromisso foi resgatado e cumprido pela atual gestão. “Ganha o servidor, que passa a contar com mais um benefício, e ganha o cidadão, que encontra no poder público,  trabalhadores cada vez mais motivados e dispostos a entregar serviços de qualidade para a população”, pontua Rosemar Sala.

Assessoria de Comunicação | Prefeitura de Tenente Portela